Durante alguns meses falamos sobre a
Justificação. Espero que tenha ficado claro que o meio, condição ou causa
instrumental da justificação é a fé.
A fé é o elo, o vinculo, o laço entre o
crente e Cristo. A fé não é o fundamento da justificação, porque a fé do crente
é imperfeita; não expia a culpa; não remove o castigo ou penalidade; não é da
natureza da expiação.
Mas a fé nos une a Cristo e a união com
Cristo resulta em justificação.
“Concluímos, portanto, que o ser humano é
justificado pela fé, independentemente da obediência à Lei” (Romanos 3.28 -
Bíblia King James).
“Visto que há um só Deus, que pela fé
justificará os circuncisos e os incircuncisos.” (Romanos 3.30 - Bíblia King James).
“A justiça que vem de Deus pela fé”. “De Deus”, como fonte; “pela fé”, como
instrumento.
Há aqueles que por conta da antinomia
(Doutrina que ensina a união de dois princípios que apesar de parecer
contraditórios ou em tensão entre si, são considerados igualmente verdadeiros.
Um exemplo disso é a crença tanto na soberania absoluta de Deus quanto no
livre-arbítrio humano. Embora os dois conceitos sejam considerados
verdadeiros), discutiram, apresentando Tiago 2.21 e 2.24, como uma contradição
ao que o apostolo Paulo disse em sua carta aos romanos.
Tiago diz: “Porventura o nosso pai Abraão não
foi justificado pelas obras?” (Tiago 2.21 – Bíblia NAA); “Vedes então que o
homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé” (Tiago 2.24 – Bíblia NAA).
Entretanto, Tiago não contradiz a Paulo.
Tiago não está discutindo a natureza da verdadeira fé. Ele está combatendo o
antinomianismo; ele está denunciando uma fé falsa, suposta, inautêntica; ele
está mostrando a relação da fé com as obras; está provando que somos
justificados somente pela fé que produz boas obras. Uma fé que obra, em
contraste com uma fé morta.
Tiago está dizendo que somos justificados só
pela fé, mas não pela fé sozinha, isto é, sem ser acompanhada de obras.
Essas
obras são resultados do efeito da justificação em nos, que resulta em: Remissão
de pecado, Aceitação diante de Deus. Direito a vida eterna. Aumento da graça
para a santificação. Paz com Deus: Portanto, havendo sido justificados pela fé,
temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, (Romanos 5.1 –
Bíblia King James).
A Justificação inclui não somente absolvição,
mas direito à recompensa (que também deve ser incluído nos efeitos da
Justificação).
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