Post Em Destaque

Qual o Papel da Igreja Diante das Injustiças? Veja o Que a Bíblia Diz

A injustiça está presente em todas as épocas e sociedades, mas como a igreja deve agir diante dela? A Bíblia nos dá respostas claras sobre esse tema. Vamos entender qual é o papel da igreja contra a injustiça e o que Deus espera de nós. O Que a Bíblia Diz Sobre a Injustiça? A Bíblia ensina que Deus se importa com a justiça e espera que Seu povo também a defenda. Em vários momentos, Ele condena líderes corruptos, protege os oprimidos e chama Seu povo a agir. Isaías 10:1-4 – A Condenação dos Opressore Isaías 10 é um dos textos mais fortes contra a injustiça. Deus denuncia os governantes e legisladores que criam leis injustas para prejudicar os pobres: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1-2) Aqui vemos que Deus condena: A corrupção no sistema de justiça. A exploração dos mais vulneráveis. A...

A Justificação – Soteriologia – Parte 1 – E.T.


A partir de hoje estaremos analisando uma das mais importantes doutrinas do cristianismo. Trata-se da Justificação.

A justificação é um termo legal. Sendo um termo forense (jurídico), está relacionado à ideia de absolvição. Portanto, justificação é o ato pelo qual alguém se torna justo perante a lei.


Na Teologia, Justificação está relacionada ao ato divino em que Deus (santo e justo), torna os humanos (pecadores e merecedores de condenação), aceitáveis diante dele.

A justificação pela fé é doutrina fundamental da Reforma, pois ela afirma que o pecador é justificado (absolvido da punição e da condenação do pecado) e levado a um relacionamento com Deus exclusivamente pela fé na graça divina.

Há duas teorias sobre a natureza da justificação. Elas se chamam: teoria subjetiva, ou moral e a teoria objetiva, ou forense.


Uma concebe a justificação como uma mudança interna do domínio de nossa vida espiritual; a outra como uma mudança externa no domínio de nossas relações legais, ou nossa relação para com a lei de Deus.

De um lado estão os Católicos Romanos, os Unitários e as escolas a que se dá o nome geral de Nova Teologia. Do outro lado estão as Igrejas Luteranas, Reformadas, Calvinistas e Armenianas.

Mostraremos no próximo mês quais são as teorias apresentadas e qual delas é a mais bíblica. Então até lá.

Deus lhe abençoe.