Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Qual A Importância do Ministério Infantil?

Olá! Estamos aqui hoje para falar sobre o Ministério Infantil nas igrejas. Muitos pensam que este é um lugar para as crianças brincarem, enquanto os pais assistem ao culto. Mas, muitos estão enganados.

O Ministério Infantil não é brincadeira, ele trata da formação espiritual das crianças.

Aqueles que formam o time de frente no Ministério Infantil tem uma função muito importante e de muita responsabilidade, são eles que levarão a criança às suas primeiras experiências espirituais. São eles também que darão os primeiros ensinamentos bíblicos, que ficarão em sua memória e coração, e que pode até despertar nela o interesse em continuar na vida cristã.

Eu me lembro bem dos meus primeiros momentos e dou graças a Deus por ter sido ensinado na vida cristã. Sou grato também a meus pais que me levavam sempre a igreja.

Pais e mães devem se preocupar com a vida espiritual de seus filhos. O mundo está cheio de coisas atrativas, coisas que não agradam a Deus, mas, que conquistam facilmente os pequenos. Não podemos deixá-los a mercê de um mundo enganoso. Devemos orientá-los de acordo com o que Deus diz em sua palavra. Sabemos que a criança que cresce ouvindo e seguindo os ensinamentos da Bíblia terá uma base espiritual fortalecida que será seu alicerce ao longo de sua vida

Este artigo visa mostrar: o Papel do Ministério Infantil.



Evangelizando crianças

Erra quem pensa que as crianças não estão preparadas para serem evangelizadas. Na verdade, o seu espírito humilde e sincero recebe a palavra com grande aceitação.

As crianças estão prontas para serem evangelizadas.

Vários estudos comprovam que é na infância que se formam a personalidade e o caráter; é também, o momento no qual se desenvolvem, com mais intensidade, as memórias a longo prazo. Então, não há motivos para não pensar que esse seja o momento mais propício à aprendizagem. É o momento em que o cérebro da criança está a todo vapor, armazenando e assimilando tudo ao seu redor.
Não é por acaso que a Bíblia diz: “Ensina à criança o caminho em que deve andar e ela não se desviará dele” (Provérbio 22.6).

Para que você entenda o que isso significa, o sábio está dizendo que: o que a criança aprender na infância, ela provavelmente levará consigo o resto de sua vida, pois fará parte de sua personalidade.

Isso nos deixa bem claro que essa facilidade de aprender com mais facilidade e de internalizar suas memórias ao longo da vida, enquanto a criança vai formando a sua personalidade; o momento mais oportuno para que ela aprenda sobre a Bíblia e sobre o reino de Deus é na infância. E essa base espiritual se refletirá ao longo de sua vida.

É fundamental que ela cresça sabendo que há um Deus que zela por ela, assim ela saberá que nunca estará sozinha e certamente tornar-se-á uma criança mais confiante e segura.



Qual o papel da igreja em relação à evangelização das crianças

A igreja deve ser um lugar acolhedor para as crianças. A Bíblia nos ensina: “E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe” (Mateus 18.5).

A igreja deve, portanto, receber bem as crianças, pois estará recebendo Jesus.

O lugar da criança deve ser na igreja, ouvindo as histórias da bíblia, aprendendo e seguindo os ensinamentos nela contidos; onde ela deve ser acolhida, valorizada e respeitada, com amor e paciência, durante as apresentações e em todos os momentos. Jesus disse: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus”.  (Lucas 18.16).


Materiais Que Podem Ajudar Você No Ministério Infantil:





O papel dos pais em relação à vida espiritual das crianças  

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. (Efésios 6.4).
É dever dos pais preocupar-se com a vida espiritual de seus filhos. 

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos”. (Deuteronômio 6.6-8).

É importante não esquecer: o maior ensinamento se dá através do exemplo, por isso os pais devem ter uma conduta condizente com a de cristãos, e zelar pela vida espiritual de seus filhos, não os deixando a mercê das ilusões do mundo.

É importante também que os pais ensinem a palavra de Deus a eles, e leve-os à igreja. Quando se age assim, estarão deixando um legado de pessoas de caráter. Pois a criança que ouve, lê e segue a palavra saberá discernir o certo do errado, o mau do bem, a mentira da verdade, tornando-se uma pessoa que respeita as leis e cumpre seus deveres. Ao crescer num ambiente cristão, a criança, certamente, desenvolverá um olhar de amor e compaixão para com o próximo, terá um espírito de humildade e gratidão.



Só há benefícios em relação a evangelização das crianças

Mas para que as crianças possam frequentar a escola bíblia infantil e crescer com sua fé fortalecida é necessário que os pais estejam comprometidos com o crescimento espiritual de seus filhos e se preocupem em frequentar, assiduamente, o templo de oração.

Papel do Ministério Infantil é passar os ensinamentos bíblicos em uma linguagem mais próxima da criança de forma contínua e contextualizada. A escola bíblica infantil não pode ser apenas um depósito de crianças, onde elas ficam apenas pintando ou brincando para que não atrapalhem o culto.

É um trabalho que precisa ser desenvolvido com seriedade e responsabilidade. Deve haver um planejamento, uma metodologia e uma sequenciação. Dessa forma seu aprendizado será mais contextualizado e eficaz. 

“Assim também não é vontade de vosso Pai que estás nos céus, que um destes pequeninos se perca”.  (Mateus 18.14).

Fazer parte do Ministério Infantil, portanto, é um trabalho que pretende salvar vidas pra Jesus, as quais, ainda tão inocentes, são alvos fáceis para os atrativos do mundo, como: televisão, tablets, smartphones, e tantos outros.

Comentários