Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Escatologia – E.T. – Parte Final


Pois quê? Julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos (Atos 26:8).

O túmulo estava vazio depois do terceiro dia, isto é mais que evidente.

Pois bem, chegamos ao final de nossa reflexão sobre a ressurreição. E para isso vamos pensar mais algumas questões. Ok?

Existem outros modos pelos quais o corpo de Cristo pudesse ser removido do túmulo? Aparentemente sim, mas façamos as seguintes considerações:

·        Existe a possibilidade de o corpo de Cristo ter sido removido pela intervenção de amigos. Mas esses eram fracos demais e se achavam dispersos.

·        Existe também a possibilidade de o corpo ter sido removido pela intervenção de inimigos. Mas, note bem, estes estavam guardando o túmulo exatamente para ficarem certos de que o corpo havia de permanecer ali.

·        Exagerando um pouco mais, existe ainda a possibilidade de o corpo ter sido removido pela intervenção do Diabo. Mas, pense bem, este estava resolvido exatamente a conservar o corpo de Cristo na sepultura, para provar que ele estava realmente morto.

·        E a última possibilidade é a de que o corpo de Cristo foi removido pela intervenção de Deus. Esta é de fato a única explicação.


Estamos em 2019 (chegando ao final do ano), século XXI, e ainda se tenta explicar a túmulo vazio de vários modos. E isso não irá parar por aqui, pois como disse Salomão: O que foi voltará a ser, o que aconteceu, ocorrerá de novo, o que foi feito se fará outra vez; não existe nada de novo debaixo do sol. (Eclesiastes 1.9 - Bíblia King James Atualizada).

Existiu ontem, há hoje e continuarão amanhã, aqueles que procuram explicar o túmulo vazio de vários modos. Explicações como essas a seguir:

·        As afirmações sobre a ressurreição são falsas. No entanto, isso não condiz com o caráter dos apóstolos, nem com o de Cristo. Não condiz com o testemunho de suas vidas. Ninguém sofre perseguições e morte para manter o que se sabe ser mentira!

·        Jesus desmaiou, Ele não estava morto. A grande dificuldade nesta teoria é: Como é que um homem tão ferido e fraco como Ele estava poderia remover a grande pedra que fechava o túmulo, andar várias milhas até Emaús e voltar de lá, aparecendo para os discípulos bem-disposto e com saúde? Lembrando que tudo isto ocorreu imediatamente depois das experiências da crucificação. E mais, os inimigos e os soldados se tinham certificado de que Ele estava bem morto. Não é admissível que eles se tivessem enganado.

·        A história da ressurreição é apenas uma lenda (um mito) que surgiu em conexão coma lembrança de Cristo, a proporção que os anos foram passando. Temos aqui outra dificuldade, pois o fato é que a ressurreição foi proclamada imediatamente, antes que houvesse tempo de surgir qualquer lenda. Os Evangelhos e as Epístolas (Cartas) foram escritos logo depois da crucificação e foram praticamente contemporâneas, ou seja, foram escritos mais ou menos no mesmo tempo. Nenhuma lenda surgiu em torno do nome de João Batista, isso nos faz entender que o primeiro século não era uma época tão inclinada a produzir mitos, como essa teoria dá a entender.

·        A crença na ressurreição de Cristo se originou em visões que os discípulos confundiram com fatos. Tanto Paulo, como Pedro e os demais, eram homens que sabiam distinguir claramente entre visões e acontecimentos reais. Além disto, grupos de homens não podem ter visão no mesmo momento, como também não podem todos sonhar a mesma coisa na mesma ocasião. Os onze discípulos viram frequentemente a Cristo e em uma ocasião ele foi visto por mais de quinhentas pessoas (2 Coríntios 15.6). este fato destrói qualquer teoria que procure explicar a ressurreição de Cristo como tendo sido uma visão.


Bem, o Cristianismo e a Igreja existem. Se não houvesse a ressurreição de Cristo, não haveria a necessidade da igreja Cristã no mundo hoje.

Por aqui termina a nossa reflexão. Espero ter ajudado você a refletir um pouco mais sobre o tema. Continue a estudar e a se aprimorar no conhecimento das Escrituras.


Comentários