Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

A Escatologia – E.T.

A partir de hoje trataremos de assuntos relacionados à Escatologia. Escatologia é a doutrina das últimas coisas.

Derivada do termo grego eschaton, que significa “último”, a escatologia relaciona-se ao apogeu ou final da história. É o estudo teológico que busca entender a direção ou o propósito final da história enquanto esta se move em direção ao futuro, tanto de uma perspectiva individual (o que acontece quando alguém morre?) como de uma perspectiva coletiva (para onde a história está indo e como ela terminará?)




Foram desenvolvidas pelo menos três formas básicas de escatologia, no século XX. São elas:

A Escatologia Consistente, também chamada de Completa, cuja visão é de que o ensino de Jesus e dos apóstolos era totalmente voltado para a proclamação do fim iminente da história.

A Escatologia Realizada, que encara a primeira vinda de Cristo como a plena presença do reino de Deus.

A Escatologia Inaugurada, essa encara a primeira vinda de Cristo como o início do reino no presente, embora reconheça que a consumação ou o cumprimento do reino de Deus ainda está por vir.



Durante os próximos meses abordaremos os seguintes assuntos:
§  O Estado da Alma Imediatamente Depois da Morte;
§  A Ressurreição do Corpo;
§  A Identidade do Corpo Ressurreto;
§  O Segundo Advento;
§  O Castigo Futuro;
§  E muito mais.

Comentários