Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Escatologia – E.T. – Parte 2

Na postagem anterior abordamos o tema: A Imortalidade da Alma. Vimos as negações e as provas referentes ao tema. No falaremos sobre a Imortalidade Condicional e O Estado da Alma logo depois da morte.

Imortalidade Condicional

Um dos postulados fundamentais do Russelismo é que a alma não é inerentemente imortal, daí ele afirmar a imortalidade condicional. Esta crença ensina que a imortalidade está condicionada à regeneração e que não existe imortalidade independente de vida espiritual.

É verdade que a vida espiritual depende da regeneração; mas uma teologia coerente não identifica os termos específicos vida eterna com existência espiritual e existência eterna.

Podemos negar esta afirmação de Russel citando inúmeros textos da Bíblia que provam o contrário.




O Estado da Alma Imediatamente Depois da Morte

 O Materialismo diz: O homem cessa de existir. Já o Panteísmo e a Ciência Cristã ensinam que a alma volta ao grande todo donde procedera. Alguns afirmam que a alma dorme até a ressurreição. Outros ensinam que ela vai para um lugar intermediário: o purgatório; o Linbus Patrum; o Linbus Infantum; o Paraíso. É preciso distinguir entre lugar intermediário e estado intermediário.

A Bíblia ensina que a alma entra logo na sua eterna recompensa ou castigo. Vejamos alguns textos que ensinam sobre isso:

Lucas 16.19-31 – O rico e Lázaro;

2 Coríntios 5.8 – “Desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”;

Lucas 23.43 – “Hoje estarás comigo no paraíso”;

O Paraíso não é um lugar intermediário, mas o próprio céu.

2 Coríntios 12.34 – “Foi arrebatado até ao terceiro céu... foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis (que não pode ser expresso)”:

Apocalipse 2.7 – “Dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”;

Apocalipse 21.1,2 – “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e de outra banda do rio, estava a árvore da vida.”;

Em Apocalipse 2.7 se diz que a árvore da vida está no paraíso. E no capítulo 22.1,2 se diz que a árvore está no céu. Isto é, onde se acha o trono de Deus e do Cordeiro. A conclusão irrecusável é que o paraíso é o céu.



O Breve Catecismo de Westminster nos ensina:

Pergunta 37. Quais são as bênçãos que os fiéis recebem de Cristo na hora da morte? Resposta: As almas dos fiéis na hora da morte são aperfeiçoadas em santidade, e imediatamente entram na glória; e os corpos que continuam unidos Cristo, descansam na sepultura até a ressurreição.

(Em breve disponibilizarei o Breve Catecismo de Westminster para que você possa baixá-lo grátis).

A morte é o limite ou linha divisória entre o tempo e a eternidade, entre esse mundo e o outro. Daquela terra de sombras ninguém pode voltar. O limite donde nenhum viajor jamais retorna”.

Disse Aquiles: “Gado e bons rebanhos podem ser adquiridos por meio de incursão, e cavalos cor de castanha por meio de compra; mas para fazer voltar a vida do homem, nem a incursão nem a compra surtem efeito algum, depois que a vida do homem passa os limites de seus lábios”.

 Por hoje é isto. Nos encontramos com este tema no próximo mês.

Deus lhe abençoe.


Comentários