Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Uma Vida Sem Amor



“Ai de mim, se não pregar o Evangelho”
(1 Corintios 9.16)

Quando não amamos estamos fracassando.


Jesus deixou a Igreja instituída na terra para expressar o amor de Deus. Pois a Igreja é o novo Israel de Deus. E quando não nos envolvemos com a missão que Jesus nos Deus, somos um fracasso na obediência e na confiança que Ele demonstrou a nós.


Se não nos envolvermos com missões, estaremos fracassando.


O apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos em Corintos mostra que por mais que a fé seja tamanha, a ponto de remover montanhas, por mais prodígios e milagres que alguém possa fazer, por mais que se possa conhecer a Bíblia e ter um fantástico conhecimento teológico, por mais perfeita e organizada que uma instituição eclesial possa parecer, podendo executar todos os atos e rituais, se o amor não estiver presente, esse cristão e essa instituição jamais existiu para Deus (1 Coríntios 13.1- 3).


Um cristianismo sem amor significa uma vida sem amor.


Amor é agir, é quase que uma vocação. E para isso é preciso uma atitude nossa em direção ao necessitado. Na verdade é preciso estar cheio de Deus, pois Deus é amor (1 João 4. 8 e 16).


Como imagem de Deus, somos convidados a amar. A viver uma vida que demonstre que Deus está em nós e nos estamos ligados a Ele.


A Igreja foi instituída na terra para uma missão. A Igreja é o novo Israel de Deus. Se não nos envolvermos com missões, estaremos fracassando. 

Comentários