Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Uma Vida Sem Amor



“Ai de mim, se não pregar o Evangelho”
(1 Corintios 9.16)

Quando não amamos estamos fracassando.


Jesus deixou a Igreja instituída na terra para expressar o amor de Deus. Pois a Igreja é o novo Israel de Deus. E quando não nos envolvemos com a missão que Jesus nos Deus, somos um fracasso na obediência e na confiança que Ele demonstrou a nós.


Se não nos envolvermos com missões, estaremos fracassando.


O apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos em Corintos mostra que por mais que a fé seja tamanha, a ponto de remover montanhas, por mais prodígios e milagres que alguém possa fazer, por mais que se possa conhecer a Bíblia e ter um fantástico conhecimento teológico, por mais perfeita e organizada que uma instituição eclesial possa parecer, podendo executar todos os atos e rituais, se o amor não estiver presente, esse cristão e essa instituição jamais existiu para Deus (1 Coríntios 13.1- 3).


Um cristianismo sem amor significa uma vida sem amor.


Amor é agir, é quase que uma vocação. E para isso é preciso uma atitude nossa em direção ao necessitado. Na verdade é preciso estar cheio de Deus, pois Deus é amor (1 João 4. 8 e 16).


Como imagem de Deus, somos convidados a amar. A viver uma vida que demonstre que Deus está em nós e nos estamos ligados a Ele.


A Igreja foi instituída na terra para uma missão. A Igreja é o novo Israel de Deus. Se não nos envolvermos com missões, estaremos fracassando. 

Comentários