Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

A Relação Entre o Povo de Deus e o Poder Governamental

 


Submissão às Autoridades

 “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. 2Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. 3Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. 4Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. 5Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. (Romanos 13:1-5).

Com essas palavras, Deus nos ensina como os discípulos de Jesus devem viver sob as autoridades de seu país. O mundo tem muitas formas de governo. Deus não nos diz qual é o melhor porque depende muito das pessoas de cada Terra. Mas, a bíblia diz neste texto que Deus dará a cada nação o tipo de governo que ela merece.

 A primeira coisa que une as pessoas é o conhecimento dos mesmos fatos; então um compromisso de agir de acordo com esse conhecimento. A unidade do povo baseia-se no conhecimento comum e no distanciamento universal. Mas, como nem todos temos o mesmo conhecimento, é necessário que haja outros que nos mostrem o que é verdadeiro e o que tem valor; bem como aqueles que cuidam para que todos façam as coisas certas. sem governo não pode haver paz ou verdadeira liberdade. Até Deus tem seu próprio governo.


--- ---


Enquanto houver pessoas vivendo em grupos, deve haver algum tipo de orientação ou informação. Sem ela não podemos ter paz.

 Quando uma nação tem um bom número de pessoas sábias e justas, Deus permite que ela tenha alguma forma de democracia. Em uma democracia, as pessoas governam a si mesmas e fazem as leis que consideram melhores para todos. Se o povo não for muito sábio e justo, Deus pode permitir que seu governo seja uma forma de República na qual o povo escolhe um pequeno grupo de indivíduos para formular as leis para governá-lo. se uma nação é ainda menos justa, Deus permite que ela seja governada por um rei. Chamamos isso de monarquia. o rei tem mais domínio sobre o povo e menos pessoas para liderá-lo. se as pessoas se afastarem muito de Deus e não fizerem o que é certo, se elas se tornarem tolas e perversas, Deus permitirá que um ditador, um homem com poder absoluto, assuma o controle da nação.


--- ---

Isto é muito importante. Deus dá a cada nação o governo que ela merece. Em Provérbios 8:15,16, Deus diz: “Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Príncipes, nobres e todos os juízes da terra governam através de mim."

 Visto que a forma de governo que temos em nosso país foi permitida por Deus, não é correto que os cristãos a ataquem ou tentem derrubá-la. é a forma de governo que Deus considera adequada para nós. Não queremos dizer que o governante, que Deus nos permitiu ter, um homem justo e sábio, mas o tipo de homem que Deus precisa para manter a nação unida. Devemos respeitar o cargo que ele ocupa com a permissão de Deus, mesmo que não concordemos com todas as suas ações administrativas. pode até não ser cristão - como foi o caso de Nabucodonosor (Daniel cap. 1 a 4) - mas é alguém a quem Deus colocou em posição de liderança; e então temos que respeitar isso. É por isso que devemos obedecer às leis impostas por nossas autoridades - com uma exceção, porém. Se ele fizer uma lei contrária às leis de Deus, os discípulos de Jesus não só têm o direito de desobedecê-las como também a responsabilidade de o fazer. Eles não apenas podem, mas devem desobedecer (Atos 5:29).


--- ---

Somente as leis que reconhecem em Deus aquele que tem a palavra final sobre os destinos humanos são leis verdadeiras, quando a verdadeira lei última é aquela que tem suas raízes na lei divina do amor. Não podemos e não devemos obedecer a nenhuma lei que nos ordene a agir de forma egoísta ou que nos comande a pecar.



--- ---

Comentários