Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Santificação – Soteriologia – Parte 2


No mês passado vimos qual é o agente da santificação e os meios pelos quais a alcançamos. Hoje veremos todos os meios de graça e o efeito da santificação na vida do cristão.

Todos os meios de graça


Cristo nos comunica as bençãos da redenção através de meios exteriores e ordinários. São eles: Suas ordenanças especialmente a Palavra, os sacramentos e a oração; tudo o que se torna eficaz nos eleitos para a salvação (Breve Catecismo, pergunta 88).

O Espírito de Deus torna a leitura e especialmente a pregação da palavra, meios eficazes para convencer e converter pecadores, para os edificar em santidade e conforto, por meio da fé para a salvação. (Breve Catecismo, pergunta 89).

Coopera o homem na santificação?



Para que a palavra se torne eficaz para a salvação devemos atender a ela com diligência, preparação e oração; recebe-la em nossos corações e praticá-la em nossas vidas. (Breve Catecismo, pergunta 90).


O efeito da santificação


A santificação torna o cristão um ser santo. O efeito dessa santificação é progressivo e não instantâneo.

“Nele, o edifício inteiro, bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor”. (Efésios 2.21 – Bíblia King James).

“Desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação”. (1 Pedro 2.2 - Bíblia King James).

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém” (2 Pedro 3.18 - Bíblia King James).
Afeiçoados por ocasião da morte

As almas dos fiéis, na hora da morte são aperfeiçoadas em santidade, e imediatamente entram na glória; e seus corpos estando ainda unidos a Cristo, descansam nas suas sepultaras até a ressurreição.

“E Jesus lhe assegurou: “Com toda a certeza te garanto: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso!” Jesus entrega sua vida na cruz”. (Lucas 23.43 – Bíblia King James).

“Nela jamais entrará qualquer coisa impura, tampouco, alguém que pratique ações vergonhosas ou mentirosas, mas unicamente aqueles cujos nomes estão gravados no Livro da Vida do Cordeiro!”. (Apocalipse 21.23 – Bíblia King James).

Por hoje é só. Espero ter ajudado. Nos encontramos no próximo mês. 

Deus lhe abençoe.

Leia também:

Comentários