Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Santificação – Soteriologia – Parte 2


No mês passado vimos qual é o agente da santificação e os meios pelos quais a alcançamos. Hoje veremos todos os meios de graça e o efeito da santificação na vida do cristão.

Todos os meios de graça


Cristo nos comunica as bençãos da redenção através de meios exteriores e ordinários. São eles: Suas ordenanças especialmente a Palavra, os sacramentos e a oração; tudo o que se torna eficaz nos eleitos para a salvação (Breve Catecismo, pergunta 88).

O Espírito de Deus torna a leitura e especialmente a pregação da palavra, meios eficazes para convencer e converter pecadores, para os edificar em santidade e conforto, por meio da fé para a salvação. (Breve Catecismo, pergunta 89).

Coopera o homem na santificação?



Para que a palavra se torne eficaz para a salvação devemos atender a ela com diligência, preparação e oração; recebe-la em nossos corações e praticá-la em nossas vidas. (Breve Catecismo, pergunta 90).


O efeito da santificação


A santificação torna o cristão um ser santo. O efeito dessa santificação é progressivo e não instantâneo.

“Nele, o edifício inteiro, bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor”. (Efésios 2.21 – Bíblia King James).

“Desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação”. (1 Pedro 2.2 - Bíblia King James).

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém” (2 Pedro 3.18 - Bíblia King James).
Afeiçoados por ocasião da morte

As almas dos fiéis, na hora da morte são aperfeiçoadas em santidade, e imediatamente entram na glória; e seus corpos estando ainda unidos a Cristo, descansam nas suas sepultaras até a ressurreição.

“E Jesus lhe assegurou: “Com toda a certeza te garanto: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso!” Jesus entrega sua vida na cruz”. (Lucas 23.43 – Bíblia King James).

“Nela jamais entrará qualquer coisa impura, tampouco, alguém que pratique ações vergonhosas ou mentirosas, mas unicamente aqueles cujos nomes estão gravados no Livro da Vida do Cordeiro!”. (Apocalipse 21.23 – Bíblia King James).

Por hoje é só. Espero ter ajudado. Nos encontramos no próximo mês. 

Deus lhe abençoe.

Leia também:

Comentários