Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Santificação – Soteriologia – Parte 1


Hoje começaremos a falar sobre a Santificação. No mês passado encerramos a série sobre a Justificação.

Qual a diferença entre Justificação e Santificação?

Primeiramente, uma é um ato; a outra, uma obra. Em segundo, uma é declarativa; a outra, experimental. Em terceiro, uma foi feita por nós; a outra é feita em nós. E por último, uma muda nossa relação para com a lei; a outra muda nosso caráter.


Santificação é uma palavra grega, ela tem dois sentidos: purificar e consagrar ou separar.

A santificação é uma obra sobrenatural atribuída a Deus. Deus é o seu agente. É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados no homem interior, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.

“O qual se deu a si mesmo por nós... e purificou para si um povo seu especial” (Tito 2.14 - Bíblia NAA).

“Para a santificar, purificando-a.” (Efésios 5.26 - Bíblia NAA).

“O Deus de paz... vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável” (Hebreus 13.20,21 - Bíblia NAA).



O agente da santificação é Deus, as três pessoas, especialmente o Espírito. E os meios pelos quais a alcançamos é a fé, unindo-nos a Cristo, e a verdade.

“Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade” (João 17.17 - Bíblia NAA).

Comentários