Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Santificação – Soteriologia – Parte 1


Hoje começaremos a falar sobre a Santificação. No mês passado encerramos a série sobre a Justificação.

Qual a diferença entre Justificação e Santificação?

Primeiramente, uma é um ato; a outra, uma obra. Em segundo, uma é declarativa; a outra, experimental. Em terceiro, uma foi feita por nós; a outra é feita em nós. E por último, uma muda nossa relação para com a lei; a outra muda nosso caráter.


Santificação é uma palavra grega, ela tem dois sentidos: purificar e consagrar ou separar.

A santificação é uma obra sobrenatural atribuída a Deus. Deus é o seu agente. É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados no homem interior, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.

“O qual se deu a si mesmo por nós... e purificou para si um povo seu especial” (Tito 2.14 - Bíblia NAA).

“Para a santificar, purificando-a.” (Efésios 5.26 - Bíblia NAA).

“O Deus de paz... vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável” (Hebreus 13.20,21 - Bíblia NAA).



O agente da santificação é Deus, as três pessoas, especialmente o Espírito. E os meios pelos quais a alcançamos é a fé, unindo-nos a Cristo, e a verdade.

“Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade” (João 17.17 - Bíblia NAA).

Comentários