Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

A Conversão – Soteriologia – Parte 5 – E.T.

Uma vida regenerada só existe, pois houve antes a conversão.

Existe somente a agencia divina na conversão, ou existe também a participação do homem?

Na regeneração, Deus é o único agente.

A regeneração é o aspecto bíblico da salvação que ressalta o novo nascimento ou a nova criação do ser humano caído. Por meio do Espírito Santo.

Um texto bíblico que apresenta a salvação como regeneração é a conversa de Jesus com Nicodemos, na qual Jesus frisou a necessidade de: “nascer de novo” (João 3.1-21 - Bíblia King James).

A conversão pertence ao lado humano da obra da graça e envolve a ação do homem. Entretanto, mesmo o lado humano não é destituído da ação divina. Deus opera sobre o homem e dentro do homem, de modo a estimular sua atividade.


A ação humana na conversão está tão penetrada na ação de Deus, que não se pode traçar uma linha divisória exata entre o elemento humano e o divino.

“Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Deus, pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.” (Filipenses 2.12,13 – Bíblia King James).

Devemos lembrar, no entanto, que isso não destrói a liberdade do homem, mas realmente o torna verdadeiramente livre. Pois a obra de Deus no homem, em vez de interferir na sua liberdade, retira a pressão da depravação moral no homem, a qual impede sua livre aproximação de Deus.

Como sempre há aqueles que querem de alguma forma complicar as coisas. Pode alguém estar se perguntando: “Ok! Tudo bem. O homem é um agente livre (certo); mas quanto da ação de Deus está envolvido na atividade do homem?”.


Em toda a parte nas Escrituras ordena-se ao homem fazer aquilo, para cuja realização se requer a graça divina.

Jesus ordenou ao homem da mão definhada que a estendesse. Ordenou ao paralítico que se levantasse. Ao homem que se achava enfermo, havia quase quarenta anos, Jesus ordenou que ele tomasse a sua cama e andasse.

Assim também Ele ordena ao homem que creia; entretanto, a fé é chamada “O dom de Deus’.

A ovelha perdida foi carregada para o redil como se tivesse que fazer tudo. Ao passo que Deus volta os homens para si mesmo, aos homens se ordena que eles mesmos voltem.

“Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre a tua pessoa”. Caminhando em sabedoria.” (Efésios 5.14 – Bíblia King James).

Lembre: O Deus imanente se esconde nas origens de nossas ações e nas fontes de nosso ser, abaixo do ponto em que começa a nossa consciência.