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A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

A Relação da Fé Com o Conhecimento – Soteriologia – E.T.

No mês passado terminamos nosso post dizendo que: Fé é uma condição apropriada para a salvação, porque a apreensão intelectual e crença na verdade são necessárias, a fim de nos rendermos a ela e lhe obedecermos; é confiança pessoal em Deus e resulta em paz, certeza, santificação e todas as graças da vida cristã.

Disse também que há vários tipos de fé. E hoje quero menciona-las.

São elas:

A Fé Especulativa ou Fé Histórica – Esta espécie de fé consiste em mera apreensão intelectual, sem propósito moral ou espiritual.

Este é o tipo de fé que encontramos em Atos 8.13: “E creu até o mesmo Simão.” E também em Tiago 2.19: “Também os demônios o creem, e estremecem.”

Uma fé que não se firma em Jesus Cristo não é fé salvadora.

Outro tipo de fé é a Fé Temporária – Esta é uma fé aparentemente genuína, mas que vai desaparecendo em seu caráter. É o tipo de fé ilustrada pela semente que caiu sobre os pedregais (Mateus 13.5,6,20,21).

E temos a Fé Salvadora – Que é a fé que une a alma com Deus e resulta em salvação. Nela está combinada tanto a crença como a afeição e também a vontade. Esta é a fé verdadeira.

Talvez você pergunte: O homem pode ter fé em coisas de que não sabe?


Existe uma relação da fé para com o conhecimento. Porém, não se pode traçar uma rigorosa linha divisória entre ambos. Suas esferas se interpenetram, mas não se pode dizer que nós não cremos o que sabemos, nem que não sabemos algumas coisas que cremos.


Por exemplo: Posso dizer: sei que lavei o rosto hoje de manhã. E também posso dizer: acredito que lavei meu rosto hoje de manhã. O conhecimento desse fato não exclui a crença nele. Entretanto, a fé pode diferir do conhecimento em relação à emoção e à vontade, em casos que envolvem uma pessoa.

O teólogo católico romano divide a fé salvadora em fé explícita e fé implícita. Quando alguém entende e crê inteligentemente exerce a fé explicita. Mas há muitas doutrinas que o homem humilde pode não entender e mesmo nunca ter ouvido e, entretanto, pode crer e aceitar tudo o que a Igreja ensina, porque tem confiança na Igreja. Isto é chamado de fé implícita.

Outra pergunta pode surgir: Qual dos dois tem a precedência? Temos de saber a fim de crer, ou temos de crer a fim de saber?

Para essa pergunta também não se pode admitir uma regra universal. Tem que haver alguma apreensão antes que possa haver fé numa pessoa ou uma preposição. Ninguém pode crer num Deus de quem nunca se ouviu falar, nem numa preposição (ideia) que nunca fi apresentada à sua mente. Ninguém pode crer em um Deus de quem não tem nenhuma apreensão intelectual: “Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nunca ouviram?” (Romanos 10.14).


Por outro lado, deve haver fé na credibilidade de nossos sentimentos, de nossas faculdades e dos processos do pensamento, para que seja possível qualquer considerável aquisição de conhecimento.

Como já foi dito anteriormente: A fé é o elo de ligação entre o crente e Cristo.

O Espírito aplica a redenção adquirida por Cristo, produzindo fé em nós e, assim, unindo-nos com Cristo.

A fé é uma condição apropriada à salvação.

Deus lhe abençoe.