Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Graça e Verdade – Soteriologia – E.T.

Como vimos no mês passado, a pretensão de alguns fanáticos no tempo de Lutero, que diziam receber comunicações diretas de Deus, independentes das escrituras; levou ele e seus auxiliarem ensinarem que o poder do Espírito Santo era inerente (inseparável) à Palavra, e que Ele não opera sobre a mente a não ser através e por meio da Palavra.

Os Reformadores ensinam que a influência do Espírito Santo é distinta da influência natural da verdade: que Ele também age com a verdade, preparando a mente para a verdade e tornando-a eficaz, e independente da vontade, ou sem ela, onde, quando e como lhe aprouver.


A pergunta de número 89 do catecismo diz: “Como se torna a Palavra eficaz para a salvação?” E sua resposta é: “O Espírito de Deus torna a leitura e especialmente a pregação da Palavra, meios eficazes para convencer e converter pecadores, para os edificar em santidade e conforto, por meio da fé para a salvação”.

Alguns afirmam que não existe influência do Espírito sobre os corações dos homens, mas apenas a influência natural da verdade.

Portanto, contraria aos ensinos dos reformadores.

Vejamos os pensamentos de alguns teóricos:

a)     Os Semipelagianos e s Romanistas, ensinam que a graça comum é suficiente para habilitar o pecador a fazer aquilo que ou merecerá ou assegurará maiores graus de graça, os quais, se devidamente desenvolvidos e aproveitados, resultarão na salvação. Isto põe a eficácia em grande parte nas mãos d homem.

b)     A confissão Armeniana diz: “O Espírito Santo confere ou está pronto a conferir a todos e a cada um, a quem a palavra da fé é ordinariamente pregada, tanta graça quanto seja suficiente para gerar fé e levar adiante a sua conversão em seus sucessivos estágios.”. Isso faz da salvação algo que depende da cooperação humana com a graça comum. 

c)     O sistema Calvinista e Reformado ensina que existe uma graça comum, suficiente para certas coisas – convencer os homens indesculpáveis pelo pecado e pela incredulidade (confira em Romanos 2.1 e Atos 17.17). Esta graça comum desperta e estimula a coisas melhores; mas nãomuda o coração nem regenera a natureza, e a regeneração não é efetuada pela cooperação da vontade humana. Este sistema põe a eficácia nas mãos de Deus.


Se você fizer a seguinte pergunta: “Qual é a causa eficiente da mudança de um coração?”, você ouvirá diversas respostas:

Um Pelagiano dirá: A vontade humana.

Um Armeniano dirá: A coperação da vontade humano com a divina.

O Catolicismo Romano dirá: A graça divina depositada no sacramento do batismo.

O Luterano dirá: O Espírito de Deus operando ordinariamente através da palavra e dos sacramentos.

Os Reformados e Calvinistas dirão: O Espírito Santo operando quando, onde e como Ele quiser.

Que este texto sirva para identificar qual tem sido a sua crença e lhe abra os olhos para o que a Bíblia ensina.

Até o próximo mês.

Deus lhe abençoe.

Leia também: