Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

É Deus Menos Sábio Que Napoleão?

Este texto se destina a uma pequena reflexão sobre a Soberania de Deus. Que diante Dele tinha uma infinita variedade de planos possíveis para escolher; e que finalmente escolheria o melhor plano divisado pela infinita sabedoria, consumado pelo infinito poder, e, que seria a suprema satisfação para Seu infinito amor.

Se Deus governa o universo, Ele deve também, como um ser inteligente, governá-lo com um plano; e este, deve ser perfeito em extensão, alcance e detalhes. Se Ele tem um plano agora, deve ter tido o mesmo plano imutável desde o princípio. E por essa razão ele deve ser incompreensível e não pode ser condicionado por algo exterior a Deus, pois já estava acabado antes que existisse qualquer coisa exterior a Ele.

Um universo sem decreto seria tão irracional e espantoso como um trem viajando na escuridão da noite, sem farol e sem maquinista, e sem nenhuma certeza que a qualquer momento poderia se precipitar no abismo.


Pense agora, nosso maior e mais importante empreendimento teve um plano feito por nós, pois de outro modo, nossa obra terminaria em fracasso.

Do mesmo modo, se alguém resolvesse construir um navio, ou governar uma nação sem um plano, seria considerado mentalmente perturbado.

A história nos conta que Napoleão antes de começar a invasão a Rússia, tinha feito um plano bem elaborado e detalhado. Nesse plano ele mostrava que linha de marcha cada divisão de seu exército devia seguir, onde devia estar em determinado tempo, que equipamento e provisão devia ter e muitas outras coisas que ele achou que fossem necessárias. Tudo o que faltou no plano foi devido às limitações da sabedoria e do poder do homem. Se Napoleão tivesse uma previsão perfeita e um controle absoluto dos acontecimentos, seu plano teria se estendido a cada soldado que executou aquela marcha.

É Deus menos sábio que Napoleão

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.8,9). 


Leia também:

Indicação para leituras de livros: