Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Ser Cristão #1

Neste momento estou me lembrando de uma canção da cantora Andréa Fontes que diz:

Ser cristão, não é ser somente um ''crente'',
É viver bem diferente, neste mundo de ilusão

A canção ainda diz que :

Ser cristão não é viver de qualquer jeito,
É somente andar direito na presença do Senhor
Ser cristão não é viver mal humorado,
Meu irmão tenha cuidado, com sua vida de cristão

Ser cristão não é sempre um mar de rosas,
O cristão enfrenta provas, que vêm provar sua fé

Ser cristão, é viver testemunhando,


Todavia existem muitos “crentes” que não praticam o cristianismo, ou melhor, não praticam os ensinos do Evangelho.

A arrogância ganha lugar em suas vidas por se considerarem melhores que as outras pessoas, ao contrário do que Jesus ensinou: “Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” (Mateus 18.4).

“Como esta criança” inclui ser simples, humilde, alegre e sincero.

De uma forma ou de outra sempre estamos dando testemunho de nossa fé. Seja ele positivo ou negativo. E ao invés de fazer o que Jesus mandou: “Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.” (Mateus 10.7), dão testemunho contrário desse.

Pois por onde andam só levam desavença, mentira, inveja, ingratidão, ciúme, intriga, calúnia e coisas do gênero. Não sabem amar e por isso não são amados. Não sabem ser gente boa, gente do bem, que praticam a bondade. 

Cuidado pois, “aquilo que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6. 7).

Ser cristão não é viver mal humorado, como diz a canção. E todos sabemos que também não é um mar de rosas. Existem pessoas difíceis de “digerir”, mas como instruiu o apóstolo Paulo: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.” (Romanos 12.18).

O Evangelho é muito simples:

É somente andar direito na presença do Senhor
Ser cristão não é viver mal humorado,
Meu irmão tenha cuidado, com sua vida de cristão


Leia também:
Ser Cristão #2.