Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

A Didática de Deus – Parte 3

Diferentemente do que Deus fez na vida de Jó. A igreja atual tem feito com que os problemas em vez de ser ocasião privilegiada para construir e aprofundar os conhecimentos se converta em reforço de erros, enchendo a mente de seus fieis com conceitos e metodologias.

O conceito “ovelhacional” dos membros que devem agir como aquele quadrúpede. Desenvolveu uma mente adormecida e obscurecida do seu próprio sentido de existência. E nada é mais dificultoso para o desenvolvimento do conhecimento, do que as suposições implícitas, e aceitas sem nenhum questionamento.

Se não se pode criticar, não há como se desenvolver.

A didática de Deus é o questionamento. Trazer a memória, elucidar. Fazer conhecer sua própria necessidade. Fazer encontrar o seu lugar. O seu tamanho diante de Deus. Fazer reconhecer a graça Dele sobre sua vida e então despertar o desejo de adorar a Deus. Deus fez isso com Jó. Jesus fez isso quando questionava: “O que queres que Eu te faça?”


Com Jô Deus foi começando devagarzinho: “Onde estava você quando Eu lancei os fundamentos da terra... Ou quem encerrou o mar com portas... Quem abriu rego para o aguaceiro ou caminho para o relâmpago... sabes tu as ordenanças dos céus?” – Jó ouvindo tudo isso foi se dando conta de si mesmo e percebendo qual a grandeza do seu criador e enquanto raciocinava nobre essa questão chegou a seguinte conclusão: “Sou indigno, que te responderia eu?” (Jó 40. 3-5).

Mas isso ainda não era o suficiente, havia apenas o reconhecimento intelectual. Então Deus continuou seu questionamento. Levando Jó para um ponto mais profundo de entendimento: “Acaso, anularás tu, de fato meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?” (Jó 40.6).

Com essa dinâmica, essa didática através do questionamento, Deus levou Jó a uma verdadeira contrição, agora Jó tinha uma resposta de um homem que se encontra em um verdadeiro estado de adoração, quais eram suas emoções a Bíblia não relata, mas o resultado de sua reflexão o levou a dizer: “Sei que tudo podes...” (Jó 42).

A didática de Deus nos faz ver que ele espera que sejamos bons mestres, ou seja, um bom professor, pois, um bom professor sabe transmitir coisas profundas ao nível apropriado de compreensão de seus alunos.


Leia também: