Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Faça o Que Eu Digo, Não Faça o Que Eu Faço



Quero lhes mostrar uma ilustração. É a estória de um jovem que se aproxima de um mais novo, esse está na sala assistindo a um programa de TV. O mais velho olha para o aparelho e vê o que o mais novo está assistindo. Então com um gesto de constrangido se volta para o mais novo e diz:
- Cara, você não deveria ficar assistindo isso!
- Por que? – Pergunta o mais novo.
- Porque a televisão te influencia em tudo que você pensa e faz... – diz o mais velho como se fosse um expert. – Mas isso de uma forma bem descontraída e discreta. – Conclui a sua fala com uma atitude de santidade.
- Nossa! Onde você viu isso? – Pergunta o mais novo admirado.
- Assisti ontem no fantástico.


Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.“Tudo o que fazem é para serem visto pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem ‘rabis’.”(Mateus 23.1-7).