Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Um Chamado a Obediência

 “Ao sétimo dia, o rei, estando já o seu coração alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigta, Abagta, Zétar e Carcás, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, pois era formosíssima.  A rainha Vasti, porém, recusou atender à ordem do rei dada por intermédio dos eunucos;  pelo que o rei muito se enfureceu, e se inflamou de ira... Respondeu Memucã na presença do rei e dos príncipes:  Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.  Pois o que a rainha fez chegará ao conhecimento de todas as mulheres, induzindo-as a desprezarem seus maridos quando se disser:  O rei Assuero mandou que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, e ela não veio” (Ester 1. 10-12,16,17)

No verso 12 vemos que a rainha Vasti se recusa a atende ao chamado do rei. Agindo dessa forma comete uma série de atos que desagradam ao rei. Como por exemplo: ela comete um Ato de Rebeldia, pois se recusa a obedecer ao mandamento do seu senhor e acha que não deve obediência a ninguém. Depois mostra-se Soberba, pois responde ao servo do rei com arrogância e autoridade, julgando-se superiora ao próprio rei. E também mostra-se maliciosa, pois tem a intenção de desonrar o rei diante de seus convidados; e de se tornar superiora ao rei diante todo o povo.

Agora pergunto: Não é essa a intenção do nosso adversário?

Vemos então que a atitude da rainha podia se tornar em perdição para todo o reino, conforme lemos nos versos 16 e17. Porque desobediência gera desobediência, pecado gera pecado.

Não é essa a situação do mundo hoje?


Mas há consequências. E nós as vemos nas consequências do pecado da rainha Vasti, no verso 19. E quais são essas consequências? Ela perde sua coroa, perde a alegria e a salvação, perde para outra pessoa, alguém que é melhor que ela, uma pessoa obediente, prudente, e temente a Deus. Uma pessoa de mãos e alma limpas. Uma pessoa que será exaltada em sua humildade, engrandecida em sua simplicidade.

É isso que Deus espera de você meu irmão, minha irmã. Que sejamos obediente ao nosso Senhor. Que nos alegremos em atender ao Seu chamado, e Ele achará graça e formosura em ti e Ele te abençoará ricamente.

Quem sabe você tem sido desobediente? Quem sabe você não tem dado ouvido ao chamado do Senhor? 

Mais eu quero lhe dizer uma coisa: “Abra os seus ouvidos”. Atenda ao chamado do Senhor e aceite Jesus Cristo como o único Salvador da sua vida.


Mensagem de 1999.