Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Servos Sem Honra

Existe uma maldição antiga, da qual Jesus mencionou, e paira sobre as igrejas. Não reconhecer, não acreditar, não dar valor àqueles que possuem algum dom dentro da própria igreja. Estão sempre procurando alguém de fora, sempre alguém é mais espiritual, mais consagrado, mais especial.

Jesus falou sobre isso, Ele disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra" (Marcos 6. 4 – NVI).

Tem muitos Natanaelístas espalhados por aí. São aqueles que agem como Natanael. “Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”. Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse Filipe: "Venha e veja" (João 1. 45, 46 – NVI).
 

A graça de Deus confunde com as coisas pequenas e loucas os sábios e entendidos. Ele escolheu um povo pequeno para ser o seu povo, uma cidade pequena para nascer o Rei dos Judeus. E capacita pessoas comuns e humildes para lhe servirem como mensageiros de Sua Palavra.

Na música “Igreja Pequena” de Cassiane, ela fala de uma igreja pequena, mas com o poder de Deus dentro dela. Uma igreja pequena e simples. Com o crescimento ela se torna rica e abastarda, cheia de si, de fariseísmo, hipocrisia e frieza na fé. Uma Igreja que precisa voltar ao primeiro amor. Como a Igreja em Apocalipse.

Corra dessa realidade. Corra de tudo que lhe faz afastar do Evangelho puro e simples.


Leia também: