Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Rotulo de Um Cristão, Atitudes de Um Pagão

A quem deve ser pregado o Evangelho? Responderão: a toda criatura.

Então porque alguns insistem em não fazer isso? Excluem alguns e dão privilégios a outros. Outros ainda querem falar somente aqueles que já não precisam mais de “médicos”.

A mensagem deve ser pregada aos doentes e não aos sãos: "Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos"  (Mateus 9. 12).

Então, por que alguns insistem em querer falar somente aos que são de classe alta ou média? Por que não querem ficar entre aqueles que não são tão afortunados?
 

Quem coloca a mãos no arado não deve olhar para trás: "Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" (Lucas 9. 61).

Porque alguns reclamam se estão fazendo justamente aquilo que dizem que foram chamados para fazer? Se o Senhor lhe concedeu um ministério porque está arrependido, ou reclamando?

O bom pastor dá a vida pelas ovelhas: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10. 11); "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem" (João 10. 14).

Por que alguns não conseguem ouvir, se envolver na necessidade de suas ovelhas? Por que rotulam como "canelinha de vidro", se o seu chamado é exatamente para pastorear e não importa qual seja o tipo de ovelha que ela seja?

Pois, "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo" (Tiago 1. 27).


Leia também: