Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

O Verbo de Deus

Ao lermos o Evangelho de João descobrimos que ele é diferente dos demais Evangelhos. Pois aqui Jesus é apresentado como a Palavra de Deus: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus” (João 1. 1 – NVI).


João apresenta Jesus como o verbo divino, alguém que existiu desde a eternidade com Deus: “Ele estava com Deus no princípio” (João 1. 2 – NVI). Alguém que se fez ser humano: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (João 1. 14). E ao fazer isso Jesus está nos mostrando o amor e a verdade de Deus: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

João escreveu o seu Evangelho tendo em mente um propósito, fazer com que seus leitores creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, por meio da fé, tenham vida: “Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome” (João 20. 31).

Estamos chegando ao dia de Natal. Dia de alegria. Dia de celebrar o Dia do Rei. Jesus nasceu!


É Natal, vamos adorar.