Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

A Soberania de Deus

Todas as coisas sem exceção estão dispostas por Ele, e sua vontade é a última palavra para tudo o que acontece. Os céus e a terra e tudo o que neles há são instrumentos pelos quais Ele executa seus planos.

É Deus que dirige os passos dos homens, quer eles saibam ou não.

Resumindo, é reconhecer Deus como o supremo soberano do universo, como governador moral do mundo, é admitir sua divindade e seu direito de dispor o que Ele criou de acordo com Sua vontade e Seu plano.

É reconhecer que Ele não está sujeito às circunstâncias que Ele não criou e não pôde controlar; e também, que Ele não é um fantoche que acomoda seus planos às circunstâncias que não dependem Dele, mas da vontade livre e dos atos de suas próprias criaturas.


A concepção que temos de Deus, de acordo com o que aprendemos na Bíblia, obriga-nos a crer que sendo soberano, Deus decretou tudo o que acontece para a sua glória e para o bem daqueles o amam, "daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8. 28). Aprendemos também que Deus nunca é derrotado. Ainda quando tudo parece estar contra o que Ele planejou. 

Quando Cristo era rejeitado pelas cidades onde operou a maioria de Seus milagres e onde pregou a maioria de Seus sermões; ainda assim, devemos fazer como Cristo fez naquela ocasião, isto é, deu graças a Deus porque tudo aconteceu de acordo com seus planos.



Mensagem pregada na Congregação da 3ª Igreja Presbiteriana, em São Cristovão, baseada no texto de Mateus 11. 20-26. Ano de 2000.