Post Em Destaque

Qual o Papel da Igreja Diante das Injustiças? Veja o Que a Bíblia Diz

A injustiça está presente em todas as épocas e sociedades, mas como a igreja deve agir diante dela? A Bíblia nos dá respostas claras sobre esse tema. Vamos entender qual é o papel da igreja contra a injustiça e o que Deus espera de nós. O Que a Bíblia Diz Sobre a Injustiça? A Bíblia ensina que Deus se importa com a justiça e espera que Seu povo também a defenda. Em vários momentos, Ele condena líderes corruptos, protege os oprimidos e chama Seu povo a agir. Isaías 10:1-4 – A Condenação dos Opressore Isaías 10 é um dos textos mais fortes contra a injustiça. Deus denuncia os governantes e legisladores que criam leis injustas para prejudicar os pobres: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1-2) Aqui vemos que Deus condena: A corrupção no sistema de justiça. A exploração dos mais vulneráveis. A...

A Vida Longe de Deus Não Vale a Pena

Existem dois salmos que são atribuídos ao sábio Salomão. São os salmos de sabedoria. O primeiro deles é o Salmo 72, e o segundo o Salmo 127.

O Salmo 127 é considerado um poema que se divide em duas partes. A primeira delas é uma exortação sobre como é inútil a pessoa se esforçar sem a ajuda do Senhor: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Salmos 127. 1,2).

Essa primeira parte nos ensina que a vida longe de Deus não vale a pena. Ensina-nos também que tentar construir uma casa é inútil se o Senhor não participar, pois até a comida, que deveria trazer alegria e satisfação, deixa a pessoa em um estado de infelicidade.

A segunda parte é uma celebração. Mostra a celebração do valor do esforço em que o senhor é glorificado: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta” (Salmos 127. 3-5).


Aqui o salmista nos mostra que os filhos são herança, dádiva, um presente de Deus. Se compararmos com o salmos 128. 3: “A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa” (Salmos 128. 3).

Nessa época ter muitos filhos era sinal de forças. Para a mulher era sinal de que Deus a estava abençoando, diferentemente daquela que não podia ter.

Ter muitos filhos era sinal de uma produção maior no campo, o que traria maior bem estar para a família.

Portanto fica aqui a dica de Salomão. Como já disse antes, a vida longe de Deus não vale a pena. 

Busque construir sua casa, seu lar, sua família, seu trabalho tendo o Senhor junto de si, para que tenha gozo e paz, e possa trazer maior bem estar para todos. E todos juntos celebrem as bênçãos do Senhor.