Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Conhecidos Por Deus

A psicologia ensina que cada pessoa é composta por dois “EU”. Um “eu” que é percebido pelo próprio indivíduo, e o “eu” que é percebido por aqueles com quem o indivíduo interage.

Existe, porém alguém que nos conhece muito melhor do que nós mesmos ou os outros que pensam saber sobre nós. Esse alguém é Deus!

O salmista diz sobre isso: “Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” (Salmos 139. 13 - Bíblia King James Atualizada). Esse “eu” somente Deus o conhece integralmente.

Portanto, o indivíduo saudável é aquele que sua vida interior e exterior estão consistente com o sonho de Deus para essa pessoa. Ele não vai além daquilo que Deus sonhou para ele.


E para alcançar esse estado de saúde emocional e espiritual é preciso grandemente compreender o nosso verdadeiro “eu” como criado por Deus, à sua imagem.

E como podemos conseguir isso? Como podemos conhecer as percepções e sonhos de Deus para nós?

Conseguimos através da vivência da vida cristã. Isso inclui a frequente comunicação com Deus através da oração, o estudo bíblico e a meditação dele, e do convívio com os outros crentes. Ao agirmos assim conseguimos saber quem de fato realmente somos.

O apostolo Paulo foi alguém que aprendeu que a submissão à vontade de Deus é o caminho para o autoconhecimento, por isso ele pôde dizer aos gálatas: “Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado” (Gálatas 1. 15 - Bíblia King James Atualizada).

Oremos então a Deus para que Ele nos dê sabedoria para discernirmos teus planos para nós e coragem para vivê-los. Pois o conhecimento de Deus nos ajuda a conhecer e a entender a nós mesmos.

Leia também: