Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Para Futuras Gerações


Estive ajudando meu filho a fazer um slogan para um trabalho de escola, o tema era sobre a água. Tão abundante no planeta e ao mesmo tempo tão escassa.

Muita gente pensa que a conservação e o cuidado com o meio ambiente é preocupação dos ativistas ambientais, que tem conseguido ações e conquistas admiráveis.

Desde a criação Deus deu esta tarefa ao homem, a Bíblia nos ensina que: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gênesis 2.15).

No Salmo 8, o salmista relaciona as criaturas criadas por Deus e encontradas no universo como uma incumbência nossa. O Criador nos incumbe de seu cuidado: “Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste” (Salmos 8:6).

Muitas vezes podemos pensar: o que isso tem a ver comigo?


Todos desejamos um mundo maravilhoso. O tema chegou a virar letra de música, como na canção “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong. Queremos ar e água limpos. Queremos flora e fauna diversificadas para que futuras gerações possam apreciar. Queremos pássaros voando sobre nossa cabeça.

Mas nos esquecemos de nossa responsabilidade. O ambiente não é questão de preferência pessoal. Não é responsabilidade de grandes organizações. Deus espera que cada um de nós faça a sua parte.

Compromisso com Deus é fé, amor, obediência, caráter, não tem nada a ver com atividades dentro da igreja. Não tem nada a ver com cargos e funções. Mas com a prática da Palavra em nosso viver.

É preciso deixar o Espírito do Senhor nos guiar nos cuidados desse maravilhoso mundo que Ele criou, e pelo qual nos confiou esta importante tarefa.

Não podemos nos esquecer de que aquilo que estamos fazendo hoje fará diferença no futuro de nossas crianças.