Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Bons Amigos Para Se Ter, Bons Amigos Para Se Ser

Para se manter uma boa amizade é preciso muito tempo e cuidado. É como cuidar de um jardim!

É preciso esforço para antes de se ter, ser um bom amigo. É preciso ser generoso, demonstrar bondade, e interesse pessoal. É preciso estar disposto a dar de seu tempo quando seu amigo precisar de você.

Nessa geração tecnológica, de grande modernidade, que nos permite que tenhamos centenas de amigos on-line, bastando para isso apenas um click, ainda existe pessoas que se encontram solitárias.

Na Grã-Betânia, no dia 25 de dezembro de 2010, uma mulher de 42 anos postou um comentário suicida numa rede social. Sua mensagem parecia ser um desesperado pedido de ajuda. Apesar dos seus mais de mil amigos on-line, nenhum deles foi capaz de prestar-lhe ajuda. No dia seguinte, a polícia encontrou o seu corpo, ela havia tomado uma grande quantidade de remédio que lhe causou uma overdose.


Ter amigos é importante, mais isso é mais do que apenas clicar em um link. A sociedade tem incentivado a pessoa a pensar somente em si. Não há incentivo para que se preocupe com outro. Por isso muita gente fica surpresa quando alguém mostra interesse real em você sem querer nada em troca.

A Bíblia nos ensina, através das palavras de Jesus: “Tratem as outras pessoas da maneira que vocês gostariam de ser tratados por eles. Deem aos outros e também será dado a vocês” (Lucas 6. 31, 38). 

Jesus está nos ensinando a ser altruístas e generosos, qualidades que ajudam a desenvolver boas amizades, e faz com que as pessoas queiram se aproximar de você.