Post Em Destaque

Qual o Papel da Igreja Diante das Injustiças? Veja o Que a Bíblia Diz

A injustiça está presente em todas as épocas e sociedades, mas como a igreja deve agir diante dela? A Bíblia nos dá respostas claras sobre esse tema. Vamos entender qual é o papel da igreja contra a injustiça e o que Deus espera de nós. O Que a Bíblia Diz Sobre a Injustiça? A Bíblia ensina que Deus se importa com a justiça e espera que Seu povo também a defenda. Em vários momentos, Ele condena líderes corruptos, protege os oprimidos e chama Seu povo a agir. Isaías 10:1-4 – A Condenação dos Opressore Isaías 10 é um dos textos mais fortes contra a injustiça. Deus denuncia os governantes e legisladores que criam leis injustas para prejudicar os pobres: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1-2) Aqui vemos que Deus condena: A corrupção no sistema de justiça. A exploração dos mais vulneráveis. A...

Atributos e Substância de Deus – E.T. – Continuação

Quando dizemos que Deus é espírito, estamos nos referindo à Sua substância, a qual é inerente os Seus atributos. Quando dizemos que Deus é espírito estamos nos referindo a Ele como um ser pessoal.

Se Deus tem substância, então se entende que Ele seja alguém com uma existência, poder e permanência. Porém a substância é aquilo a que são inerentes certos atributos. Sendo assim, entendemos Deus como sendo a Sua substância espírito, e os seus atributos são as qualidades de Sua substância, como sejam: Eternidade, Onipresença, Onisciência, Santidade, Amor, Imutabilidade, Soberania e muitos outros.

Os atributos de Deus são marcas que distingue, que mostra diferença, que assinala o Seu ser. 

Alguns estudiosos dividem os atributos de Deus em duas classes: os atributos Naturais, que são: Onisciência, Onipotência, Onipresença, Eternidade; e os Atributos morais, que são: Santidade, Justiça, Fidelidade, Misericórdia, Amor e, alguns acrescentam também a Soberania.
Deus é espírito e, como tal, tem conhecimento. Falar de um Deus Onisciente significa falar de um Deus que tem conhecimento de todas as coisas. As Escrituras afirmam o fato da onisciência de Deus: “Grande é o nosso Senhor... o seu entendimento é infinito (Salmos 147. 5).

A onisciência de Deus é apresentada como prova de que somente Ele é Deus.

Já sua onipotência é o atributo do qual Ele pode realizar ou fazer acontecer tudo o que Ele quer. Para o poder de Deus não há limites e nem restrições.

E o que dizer de Sua onipresença?

Sua onipresença enche todo espaço, permeia todas as coisas com sua substancia invisível e imaterial.

Deus não pode ser dividido, não é uma parte dele que está aqui e outra parte que está além.

Falar da onipresença de Deus significa dizer que toda Sua essência está presente em cada ponto do espaço em cada momento do tempo.