Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Relações Transformadas


É provável que você já tenha encontrado alguém com quem não se sentiu a vontade a primeira vista. Na verdade existem muitas pessoas que ao olharmos não nos parecem muito simpáticas.

Existe, é verdade, muita gente que não sabe se relacionar e se torna muito difícil lidar com esse tipo de pessoa.

Na carta que o apóstolo Paulo escreve aos Romanos no capitulo 12 e verso 18, ele diz: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.

Mas às vezes é difícil!

São muitas a implicações que podem estar por trás disso. Mas não quero detalhar sobre isso aqui. Quero simplesmente dizer que algumas vezes isso se dá por uma simples expressão de frieza.

Nossas expressões influenciam na geração de emoções. Por exemplo, se eu induzir um sorriso, meu cérebro vai ser influenciado por essa expressão. O mesmo ocorre se eu fizer uma cara triste. E isso também ocorre nas relações, pois a expressão facial nos ajuda a entender como devemos nos comunicar com o outro.


No conselho que Paulo deu aos romanos, ele alerta para se ter paz com todos: “Tende paz com todos os homens”.

Mas como isso pode ser possível? A resposta vem do próprio apóstolo: “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;  alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12. 9-18).

A maior parte do tempo depende de nós, mas às vezes isso nos foge ao controle, por isso ele diz; “quando depender de vós”.

O sábio Salomão descobriu que: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Provérbios 15:13).


Lembrem-se, nossas expressões faciais influenciam nas relações.

Paulo ensinou o segredo para um rosto aformosado, como fruto de um coração alegre. Ele escreveu: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).

Todos nós sonhamos com bons relacionamentos, e isso é possível. Quer saber como?

Jesus nos abre um leque de entendimento quando diz aos seus discípulos: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João.8.31,32); “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (João.17.17).

Jesus está nos ensinando com isso que viver pela Palavra, é deixar que Ele (Cristo), que é a verdade, viva em nós. E assim a luz que há em nós brilhará na vida daquele que conosco se comunicar.