Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

Adolescentes Em Crise?



Pensei em dar a esta mensagem o título de: “Lutando Por Seu Filho e Sendo Forte”.
Porque isso? Porque falar da fase da adolescência, é falar do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Época em que ocorrem as alterações físicas, mentais, emocionais e sociais. É o período de instabilidade e conflitos. Período em que deixam os pais muitas vezes malucos.
A preocupação dos pais nesta fase é saber como podem lidar com os filhos, uma vez que o adolescente gosta de estar em grupos e a tendências deles é imitar os adolescentes famosos.


É preciso entender que essa é a época em que o jovem está buscando sua identidade, está buscando se firmar. Se os pais ficam contra o seu comportamento, mais o jovem começa a achar que está se afirmando como indivíduo.
O maior desafio dos pais é saber exatamente quando é o momento de ser rígido e quando é o momento de oferecer e dar carinho.
Existem coisas que os pais podem fazer. Uma delas e fazer os filhos se sentirem responsáveis. Como assim?
Comece a dar liberdade a eles. Mas uma liberdade vigiada. Peça a eles para realizar uma tarefa e fique vigiando. Deixe-os agir.
Uma coisa que atrapalha muito são pais que não permitem que seus filhos façam algo sozinhos. Ou fazem por eles, ou os impedem de fazer.
O papel dos pais é orientar: “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor” (Efésios 6. 4).
Se o filho errar não se deve sentir culpado por isso. O erro também é uma forma de aprendizagem, faz parte do crescimento e da maturidade. Não se deve sentir culpado pelos erros que os filhos cometem.
Como pais, o que se deve fazer é lutar por seus filhos e deve-se ser fortes. A questão é que nem sempre os pais sabem lidar com os adolescentes.