Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Maior Inimigo do Homem - (E.T.)

Existem duas idéias básicas no que tange a religião.
A primeira delas se refere à idéia de que a teologia pode explicar Deus e que nada fora dela tem validade. A segunda é de que todos os ramos da teologia são fúteis.
Para os que pensam dessa forma, a teologia pode parecer um emaranhado de idéias que nada dizem ao inculto, que pode até mesmo confundir os simples e iludir os sábios.
Infelizmente é muito difícil encontrar alguém que põe a teologia onde ela deveria estar. Por essa razão encontramos muitas discussões e discórdias. Dentro de sua aplicação particular a teologia acaba por dividir os cristãos.
Então onde deveria estar a teologia?
Comecemos por dizer o seguinte, a palavra teologia se deriva de duas palavras gregas, são elas: “Theos” que significa Deus, e “logos”, que tem como significado: tratados.
Portanto poderíamos definir Teologia como sendo a ciência que trata de nosso conhecimento de Deus e de sua relação para com o homem.
A Teologia é um assunto compreensível. Todos os outros ramos do conhecimento humano contribuem para o enriquecimento dessa ciência.  Sim isso mesmo, a Teologia é uma ciência! Se entendermos ciência não apenas como uma coleção de fatos, mas, também a descoberta e a afirmação das leis que a regem. Pois a Teologia como ciência, junta e dispõe os fatos, indicando a relação que há entre eles. A Teologia, portanto, procura apresentar o assunto num sistema bem ordenado e harmonioso.
Nas páginas das Escrituras do Velho e do Novo Testamento encontramos todos os fatos necessários. Ali encontramos a Teologia revelada, que ensina tudo o que se pode conhecer de Deus, e de sua relação com o homem.
É um erro dizer que a Teologia é o Estudo de Deus, pois não podemos conhecer tudo acerca de Deus, mas podemos ter conhecimento de Deus através de sua criação e da constituição da mente humana.
Através da natureza e dos fatos na revelação das Escrituras, encontramos uma verdade harmoniosa, ela não se contradiz.
          A revelação é a fonte do nosso conhecimento de Deus e de sua vontade. É nela que encontramos também a base de nossos deveres. Portanto quando falamos da Teologia, estamos falando que ela se baseia principalmente nas Escrituras.
Mas existe um inimigo comum a todo ser humano que deve ser vencido. O maior inimigo do homem é a ignorância. Nas páginas da Escritura encontramos: “Meu povo perece, não por causa do diabo, não por causa do pecado, mas pela falta do conhecimento” (Oséias 4. 6).