Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

O Maior Inimigo do Homem - (E.T.)

Existem duas idéias básicas no que tange a religião.

A primeira delas se refere à idéia de que a teologia pode explicar Deus e que nada fora dela tem validade. A segunda é de que todos os ramos da teologia são fúteis.

Para os que pensam dessa forma, a teologia pode parecer um emaranhado de idéias que nada dizem ao inculto, que pode até mesmo confundir os simples e iludir os sábios.

Infelizmente é muito difícil encontrar alguém que põe a teologia onde ela deveria estar. Por essa razão encontramos muitas discussões e discórdias. Dentro de sua aplicação particular a teologia acaba por dividir os cristãos.

Então onde deveria estar a teologia?


Comecemos por dizer o seguinte, a palavra teologia se deriva de duas palavras gregas, são elas: “Theos” que significa Deus, e “logos”, que tem como significado: tratados.
Portanto poderíamos definir Teologia como sendo a ciência que trata de nosso conhecimento de Deus e de sua relação para com o homem.

A Teologia é um assunto compreensível. Todos os outros ramos do conhecimento humano contribuem para o enriquecimento dessa ciência.  Sim isso mesmo, a Teologia é uma ciência! Se entendermos ciência não apenas como uma coleção de fatos, mas, também a descoberta e a afirmação das leis que a regem. Pois a Teologia como ciência, junta e dispõe os fatos, indicando a relação que há entre eles. A Teologia, portanto, procura apresentar o assunto num sistema bem ordenado e harmonioso.

Nas páginas das Escrituras do Velho e do Novo Testamento encontramos todos os fatos necessários. Ali encontramos a Teologia revelada, que ensina tudo o que se pode conhecer de Deus, e de sua relação com o homem.

É um erro dizer que a Teologia é o Estudo de Deus, pois não podemos conhecer tudo acerca de Deus, mas podemos ter conhecimento de Deus através de sua criação e da constituição da mente humana.

Através da natureza e dos fatos na revelação das Escrituras, encontramos uma verdade harmoniosa, ela não se contradiz.

          
A revelação é a fonte do nosso conhecimento de Deus e de sua vontade. É nela que encontramos também a base de nossos deveres. Portanto quando falamos da Teologia, estamos falando que ela se baseia principalmente nas Escrituras.

Mas existe um inimigo comum a todo ser humano que deve ser vencido. O maior inimigo do homem é a ignorância. Nas páginas da Escritura encontramos: “Meu povo perece, não por causa do diabo, não por causa do pecado, mas pela falta do conhecimento” (Oseias 4. 6).