Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Problema Escondido

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; 
e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; 
pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”
  (Lucas 6. 45).

A solução para o mundo resolver os problemas visíveis, está em antes resolver os problemas internos que são invisíveis. Pois se o homem conseguir extrair de dentro de si as coisas boas, as consequências ao redor serão manifestadas em coisas boas.

Quando vemos cenas e histórias de alguém que foi assassinado, de líderes políticos e religiosos que cometeram adultério, de taxa de desemprego alta ou de qualquer outro tipo de crise, como temos observado ultimamente; o que estamos vendo na verdade é o produto do que está dentro das pessoas.

O que se vê são as consequências externas: assassinatos, adultérios e desemprego, estes são os problemas visíveis. Mas o que não se vê, aquilo que é invisível são os problemas internos. E isto vem de alguém cheio de ódio que comete um assassinato, um líder infiel, mau caráter que comete um adultério, pois carrega dentro de si uma síndrome de poder; e de empresários gananciosos que para buscar seus próprios interesses, pactuam com um sistema corrupto e capitalista, gerando alto índice de desemprego.

Aquilo que vemos fisicamente acontecendo é fruto do que acontece dentro das pessoas: “o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal”.

Por isso digo que a solução para resolver os problemas visíveis é resolver os problemas internos. E este ninguém vê, pois são invisíveis.

E aqui surge outro problema, pois ao assistir tais cenas, e não sabendo como lidar com a situação, aquele que não pratica tais coisas adoece também. Pois o problema do outro faz brotar neste o seu próprio problema. Que não sabendo como lidar com o problema do outro, lhe faz ficar com raiva, sentir ódio, agir de agressão, e aqui surge o problema deste que não pratica os problemas visiveis. Ele não é assassino, não é adultero e nem é ganancioso, portanto não é culpado dos problemas visíveis, mas se torna culpado do problema invisível ao se permitir ficar com raiva, sentir ódio, usar de agressão e se tornar arrogante.

Os problemas visíveis causados por problemas invisíveis também afetam aqueles que não praticam os problemas visíveis. Com isso concluímos que os nossos problemas são causados por aquilo que vem de dentro de nós.

Quando sentimos tristeza, ódio, rancor, consciência pesada, depressão, falta de motivação, indiferença, frustração e toda lista de problemas emocionais, estamos falando das reais causas de tudo que o homem tem passado: “Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios” (Marcos 7. 21),

Essas lutas que você tem enfrentado na verdade se originam dentro de você. E você pode ser curado dessas feridas internas. Para isso é preciso buscar a cura, que é o tratamento interno. A paz interior consiste em vencer a guerra interior: “Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo” (Marcos 7. 21).

O convite é feito por Jesus: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11. 28). E Ele continua dizendo: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva” (João 7. 38).

Mais uma vez digo que a solução para resolver os problemas visíveis é resolver os problemas internos: “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Coríntios 4. 16).

Cabe a isso somente uma questão de decisão: “pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.