Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Tempo de Reflexão



"É preciso saber viver" diz a letra de uma canção.

Vivemos num tempo em que os valores estão sendo trocados e o respeito aos pais desvalorizado. Mas não é isso o plano de Deus para o homem. O plano de Deus para o ser humano é que ele possa viver bem e ter longos dias sobre a terra e que ele aprenda a honrar e respeitar os seus pais (Deuteronômio 5. 16).

Quando deixamos o amor de Deus habitar em nosso ser aprendemos coisas maravilhosas e podemos dar lições como a do texto a seguir: 

Um menino olhava sua avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? É sobre mim?

A avó sorriu e disse:

- Estou escrevendo sobre você, sim. Porém, mais importante do que a palavra é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele quando crescesse.

O menino olhou para o lápis e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que se conseguir mantê-las, o fará uma pessoa feliz.

Com toda a sabedoria, a avó enumerou então as seguintes qualidades:

1.    Você pode fazer grandes coisas, mas nunca deve esquecer a Mão que guia seus passos. Ela é Deus e, Ele sempre o conduz conforme Sua vontade.

2.    De vez em quando preciso usar o apontador. O lápis sofre um pouco, mas no final está mais afiado. Por isso, saiba suportar algumas dores, pois elas o farão uma pessoa melhor.

3.    O lápis permite que eu use uma borracha para apagar o que está errado. Corrigir algo que fizemos é importante para nos manter no caminho da justiça.

4.    O que realmente importa no lápis não é a sua forma exterior, mas a grafite que está dentro. Sempre cuide do seu interior.

5.    Finalmente, o lápis sempre deixa marca. Da mesma forma, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços. Então procure ser consciente de cada ação.

"Provérbios de Salomão. Um filho sábio alegra a seu pai; 
mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe".
(Provérbios 10.1)