Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Quero Ficar Juntinho de Você

_______________________________________________________

“Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles”

Num domingo após a escola dominical, estávamos voltando para casa. Dentro do carro, tentávamos convencer nossos filhos a participarem da Escola Bíblica de Férias. Eles estavam um tanto relutantes nesta decisão.
Usamos um argumento de que eles precisavam começar a sair sozinhos e acostumarem a ficar longe de nós, pois não iremos existir para sempre junto deles. Nosso tempo está se acabando.
Foi quando a resposta do mais novo constrangeu a mim e minha esposa. Ele disse: “É por causa disso que temos que ficar juntinhos, para aproveitar um pouco mais”.
Lembrei-me dos discípulos de Jesus que iam pelo caminho para Emaús: ”Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com Ele para que ficasse” (Lucas 24. 28, 29).
É o desejo de estar perto de quem se ama. De quem lhe agrada. De alguém que transmite algo de bom para a alma: “Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando Ele falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?” (Mateus 24. 32).
A mesma vontade de aproveitar ao máximo os momentos que são bons estava no coração de nossos filhos e dos discípulos. “Para aproveitar um pouco mais”.
Às vezes nos preocupamos em querer algo para uma pessoa, pensando ser o melhor para ela. Mais o que ela deseja pode ser diferente daquilo que pensamos. Às vezes o que ela deseja é somente ficar juntinho de você. Aproveitar um pouco mais de sua presença. Ouvir o que você tem para falar. Encostar-se ao seu ombro e ali ficar, sentir o seu calor.
A Bíblia diz: “Então Jesus entrou para ficar com os dois” (Mateus 24. 29). Estando junto deles, “Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles” (Mateus 24. 30).
Às vezes o que alguém deseja é somente isso. Compartilhar da atenção, do amor e do carinho que você pode oferecer a ela. Da mesma maneira que Jesus se solidarizou com os discípulos, podemos fazer o mesmo com aquele que deseja um pouco mais de nossa presença.

Baseado em Lucas 24. 29.

_______________________________________________________

Comentários