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Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Como Ovelha Perdida

“Então ele lhes propôs esta parábola: Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”

Ter uma quantidade de cem ovelhas no mundo antigo representava ter um rebanho de porte médio. A variação de um pastor com um rebanho desse porte variava de vinte a duzentos animais. Um porte maior representava ter mais de trezentas ovelhas.
Portanto, reunir os amigos e vizinhos para se alegrarem por causa de um desses animais quando encontrado depois de se haverem perdido, era uma atitude bastante natural. Visto ser esse a ovelha um bem valioso.
Jesus comparou a alegria do encontro da ovelha perdida com o júbilo do céu por causa do arrependimento de um pecador.
Com isso Jesus estava mostrando que sua esperança na conversão do homem era a razão pela qual Ele se reunia com aqueles que viviam rejeitados na sociedade.
A conversão é o estado de mudança de mente. Quando aquilo que pensamos em relação ao homem, ao mundo, a nós mesmos e em relação a Deus é mudado. Quando nos arrependemos de cometer erros e injustiças, quando deixamos de nos conformar com o sistema imposto por governantes; e renovamos nossa mente preenchendo com coisas boas e saudáveis, não somente a nós, mas que reflete como bons frutos dentro da sociedade em que estamos inseridos.
Quando Jesus usa o termo: “Justos que não necessitam de arrependimento”, Ele estava de forma retórica descrevendo os escribas e os farizeus.
Jesus já havia feito uma retratação similar em Lucas 5.31, onde se afirma que alguns não necessitam de médicos. Os escribas e os farizeus acreditavam que não precisavam arrepender-se porque não se consideravam perdidos. “O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro” (Provérbios 14: 16).
    No entanto, todos nós vivemos como ovelhas perdidas. Até que reconhecemos a voz do nosso pastor e passamos a segui-Lo: “Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” (João 10: 4).


Baseado em Lucas 15. 3-7.

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