Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

É Realmente Importante Que Eu Vá à Igreja?

Envolvimento com Outros Crentes

Uma das disciplinas espirituais mais importantes que você pode desenvolver é o envolvimento fiel com outros crentes. Sempre fico surpreso quando um cristão me diz: “Ah, não vou à igreja com muita frequência. Prefiro ficar em casa e ouvir programas cristãos de televisão ou rádio, ou ouvir fitas de ensino da Bíblia. ” Outros admitem relutantemente para mim: “Só vamos à igreja quando podemos encaixar isso em nossa programação familiar” ou “Vou à igreja sempre que posso ” , o que geralmente significa não com muita frequência.

 Certamente, sou totalmente a favor dos ministérios cristãos de televisão, rádio e fita, mas também sei que eles não são substitutos para sua frequência regular e envolvimento fiel nos cultos de adoração, evangelismo ministerial e programas educacionais de sua igreja. O escritor aos Hebreus disse:


Hebreus 10: 24-25 NIV

E consideremos como podemos estimular uns aos outros para o amor e as boas ações, não desistindo de se encontrar, como alguns têm o hábito de fazer, mas encorajando uns aos outros - e ainda mais à medida que você vê o Dia se aproximando. (NIV)

 O que significa “estimular o amor e as boas obras”? Por que essas coisas precisam ser estimuladas?

 Por que é necessário que outros cristãos se envolvam nesse processo? Qual é o papel da igreja, de acordo com esses versículos?

  

O Corpo de Cristo 

Nenhum cristão jamais foi chamado para "seguir sozinho" em sua fé. Precisamos um do outro. A igreja foi projetada desde o início para funcionar como o corpo vivo de Cristo na terra após a ressurreição e ascensão do Senhor. O apóstolo Paulo escreveu:

Pois como temos muitos membros em um corpo, mas todos os membros não têm a mesma função, nós, sendo muitos, somos um corpo em Cristo, e individualmente membros uns dos outros. Tendo então dons diferentes segundo a graça que nos é dada, usemo-los: se profetizemos, profetizemos na proporção da nossa fé; ou ministério, vamos usá-lo em nosso ministério; aquele que ensina, no ensino; aquele que exorta, em exortação; aquele que dá, com liberalidade; aquele que conduz, com diligência; aquele que mostra misericórdia, com alegria. - Romanos 12: 4-8.

Parte da razão pela qual precisamos estar em comunhão regular com outros crentes é para que possamos receber o benefício de seus dons espirituais e, por sua vez, dar nossos dons espirituais ao corpo de Cristo. Nós, individualmente, somos fortalecidos quando recebemos e damos. Simultaneamente, a igreja à qual pertencemos se torna mais forte e mais eficaz como um todo.

Por que Paulo usa a analogia do corpo humano para descrever a igreja? Como isso ilustra a importância do envolvimento regular da igreja?

Qual é o propósito dos dons espirituais, de acordo com a passagem acima? Onde eles devem ser usados?

 

Nosso Ministério para Outros Crentes

Jesus deixou bem claro que nosso ministério principal para outros crentes é amá-los. Ele disse aos Seus discípulos, pouco antes de Sua crucificação:

Este é o meu mandamento, que vocês amem uns aos outros como Eu os amei. - João 15:12

O apóstolo Paulo repetiu esta ordem:

Sejam imitadores de Deus como filhos queridos. E caminhe em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós. - Efésios 5: 1-2. 

Os escritores do Novo Testamento identificaram várias maneiras específicas pelas quais somos chamados a mostrar amor uns aos outros dentro do corpo de Cristo. Paulo escreveu aos colossenses: 

"Deixe a paz de Deus governar em seus corações, para a qual também foram chamados em um só corpo; e seja grato. Que a palavra de Cristo habite em vocês ricamente em toda a sabedoria, ensinando e admoestando uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando com graça em seus corações ao Senhor. E tudo o que você fizer por palavra ou ação, faça tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio Dele". - Colossenses 3: 15-17. 

Como membros do Corpo de Cristo, devemos: 

  1.  orar uns pelos outros ( Tiago 5:16 ).
  2.  falar bem uns dos outros ( Tiago 4:11 ).
  3.  falar palavras verdadeiras e de advertência uns aos outros ( Romanos 15:14 ).
  4.  sejam hospitaleiros e generosos uns com os outros ( 1 Pedro 4: 9–10 ).
  5.  confortem uns aos outros ( 1 Tessalonicenses 5:11 ).
  6.  busque o bem comum ( 1 Tessalonicenses 5:15 ).
  7. encorajar e edificar uns aos outros ( 1 Coríntios 14:26 ).
  8. abençoem uns aos outros ( 1 Pedro 3: 8–9 ).

 

Liste as funções da igreja, em suas próprias palavras, de cada passagem abaixo.

 

  1.  Romanos 15:14
  2. 1 Corinthians 14:26
  3.  1 Tessalonicenses 5:11 , 15
  4. Tiago 4:11
  5.  Tiago 5:16
  6.  1 Pedro 4: 9-10

Nosso serviço aos outros fora da igreja

Junto com outros no corpo de Cristo, devemos estar envolvidos no ministério ativo para aqueles que não conhecem o Senhor. Jesus enviou Seus discípulos dois a dois. Ele deu a eles poder e autoridade sobre todos os demônios e poder para curar doenças. Ele disse-lhes que pregassem o reino de Deus e curassem os enfermos (Lucas 9: 1-2). 

Em outra ocasião, Jesus enviou setenta de Seus discípulos, novamente dois a dois, e disse-lhes: 

"A colheita é realmente grande, mas os trabalhadores são poucos; portanto, ore ao Senhor da messe para enviar trabalhadores para a sua messe ... Cure os enfermos ali, e diga-lhes: 'O reino de Deus está perto de vocês'". – (Lucas 10: 2, Lucas 10: 9)

 Se desejamos ser seguidores de Jesus hoje, devemos reconhecer que Ele também está nos enviando. Ele está dizendo as mesmas coisas para nós:

 

"devemos curar os enfermos e proclamar o reino de Deus."

 

Assumindo o Ministério de Cristo

 Jesus usou as palavras de Isaías para descrever Seu ministério na terra:

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos pobres; Ele me enviou para curar os quebrantados de coração, para proclamar a liberdade aos cativos e a abertura da prisão aos que estão presos; para proclamar o ano aceitável do Senhor  e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar a todos os que choram, para consolar os que choram em Sião, para dar-lhes beleza por cinzas, óleo de alegria por luto, vestes de louvor por espírito de tristeza; para que sejam chamados de árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado". (Isaías 61: 1-3).

 Que funções da igreja Jesus descreve nesses versículos?

Em qual dessas funções você está envolvido? De qual desses ministérios você recebeu?

Jesus também ensinou a seus discípulos:

"Então o Rei dirá aos que estiverem à Sua direita: “Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome e vós Me destes de comer; Eu estava com sede e você me deu de beber; Eu era um estranho e você me acolheu; Eu estava nu e você me vestiu; Eu estava doente e você me visitou; Eu estava na prisão e você veio até mim. ” Então os justos responderão a Ele, dizendo: “Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos estranho e te acolhemos, ou nu e te vestimos? Ou quando te vimos doente, ou na prisão, e fomos ter contigo? ” E o Rei responderá e dirá a eles: “Certamente, eu digo a vocês, se vocês fizeram isso a um dos menores destes Meus irmãos, vocês fizeram isso a Mim”. (Mateus 25: 34-40).

Que funções da igreja Jesus descreve nesta parábola?

Por que Jesus disse que ministramos a ele quando ministramos a outras pessoas? O que isso implica em relação ao seu envolvimento na igreja local?

Nunca somos chamados a “ir sozinhos” em nossa fé, e nunca somos chamados a “ir sozinhos” no ministério a outros. Jesus enviou Seus discípulos dois a dois .

 Ele disse,

"Se dois de vocês concordarem na terra a respeito de qualquer coisa que pedirem, será feito por eles por Meu Pai no céu. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles". (Mateus 18: 19-20).

 Paulo encorajou os filipenses,

Esteja firme em um espírito, com uma mente lutando juntos pela fé no evangelho. - Filipenses 1:27

Extraído com permissão de Practicing Basic Spiritual Disciplines por Charles Stanley, copyright Thomas Nelson.

🗣 

 Sua vez

 Você está envolvido em sua igreja local? Se não, porque não? Onde você atende sua comunidade? Hoje, sejamos exortados e desafiados a nos envolver com outros crentes e a servir aos que estão dentro e fora da Igreja. Imagine que coisas boas podem acontecer! Venha participar da conversa em nosso blog. Queremos ouvir de você sobre como entrar na comunidade na Igreja. ~ Devocionais diários.


Comprar Agora

Comentários