Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Superando o Inverno Em Nossa Vida




“Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o Senhor”.

Quero fazer duas perguntas para vocês: Porque o outono vem antes da primavera? O que é que caracteriza o outono?

Vento forte, folhas secas, árvores desfolhadas. Tudo isso com um propósito: Fazer limpeza.

Sabe por que isso acontece?

Porque é o meio de Deus limpar as árvores para prepará-las para as novas folhas que virão. É preciso ventos fortes derrubar as folhas velhas, tirar as que estão gastas para crescerem novas folhagens na primavera.

Muitas vezes nos sentimos humilhados (v. 1); fracos e sem esperança (vv. 2,3a); sem direção (v. 3); presos em armadilhas (v. 4); longe de uma solução (v. 5). 


Essas aflições em nossa alma, muitas vezes servem para que tenhamos visão do grande amor e poder de Deus em nos socorrer. (v. 7).

Podemos nos sentir vítimas, desesperados, prisioneiros sendo consumidos pela angústia. Pela tristeza, pela falta de forças, os gemidos passam a ser nosso companheiro dia-a-dia, o medo, podemos ser esquecidos pelos outros. (vv. 8-12).

Mas nossa força, nossa alegria, nossa libertação, nossa salvação, nosso vigor é fortalecido quando clamamos ao Senhor e Ele nos ouve. (vv. 14-21).

Os ventos vêem para derrubar as folhas das desesperanças e trazer novas folhagens de esperança e fé.

 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. (Salmos 39.7).

Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. (Salmos 62.5).

Baseado em: Salmos 31:24.

Comentários