Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Poder da Escrita


A Escrita Terapêutica, aliviando a tensão e a emoção, estabelecendo o autocontrole e compreendendo a situação depois que as palavras são transmitidas no papel.




Esta é uma forma de terapia expressiva que usa o ato de escrever e processar a palavra escrita como terapia. A escrita terapêutica postula que escrever os sentimentos diminui gradualmente os sentimentos de trauma emocional. E o bom de usar esse método é que ele pode ocorrer individualmente ou em grupo e pode ser administrado pessoalmente com um terapeuta ou remotamente por correio ou pela Internet.

O campo da escrita terapêutica inclui muitos profissionais em uma variedade de configurações. A terapia é geralmente administrada por um terapeuta ou conselheiro. Existem várias intervenções online. Quando administrado à distância, é útil para aqueles que preferem permanecer pessoalmente anônimos e não estão prontos para divulgar seus pensamentos e ansiedades mais pessoais em uma situação cara a cara.

Como na maioria das formas de terapia, a escrita terapêutica é adaptada e usada para trabalhar com uma ampla gama de doenças psiconeuróticas, incluindo luto, deserção e abuso. Muitas dessas intervenções assumem a forma de aulas nas quais os clientes escrevem sobre temas específicos escolhidos por seu terapeuta ou conselheiro. As atribuições podem incluir escrever cartas não enviadas a indivíduos selecionados, vivos ou mortos, seguidas de respostas imaginadas do destinatário ou partes do corpo do paciente ou um diálogo com a garrafa de álcool do alcoólatra em recuperação.



3 Tipos de Escrita Terapêutica

Alguns de nós pensam que escrever é apenas para escritores. Mas escrever é para todos nós. Como Julia Cameron observa em seu livro O Direito de Escrever: um convite e uma iniciação à vida escrita: "Acredito que todos vivemos como escritores".

Escrever pode ser benéfico para todos nós, porque pode ser terapêutico. Uma das partes mais poderosas da terapia é cultivar a capacidade de observar nossos pensamentos e sentimentos, disse Elizabeth Sullivan, uma terapeuta de casamento e família licenciada em São Francisco. E é isso que a escrita nos ajuda a fazer.

"A maioria de nós não pensa em frases completas, mas em cacofonia impressionista e auto interrompida", disse ela. Escrever nos ajuda a rastrear nossos pensamentos e sentimentos giratórios, o que pode levar a insights importantes (por exemplo, eu não quero ir a essa festa; acho que estou me apaixonando por essa pessoa; não sou mais apaixonada por meu trabalho; Percebo como posso resolver esse problema; Estou com muito medo dessa situação.).

Escrever é “falar com outra consciência - 'o leitor' ou outra parte do eu. Chegamos a saber quem realmente somos no momento presente”, disse ela.

Escrever também cria uma conexão mente-corpo-espírito, ela disse: "Quando você usa as mãos para escrever ou escrever algo diretamente do seu cérebro, está criando uma conexão poderosa entre sua experiência interior e o movimento do seu corpo no mundo."

Temos preocupações, medos e memórias em nossos corpos, disse Sullivan. Quando usamos o corpo de maneiras positivas - como dançar ou fazer sexo -, permanecemos no momento presente, habitamos nossos corpos e podemos nos curar, disse ela.

"Escrever é um pequeno movimento, mas é incrivelmente poderoso quando você escreve o que está em sua mente."


Inscreva-se no Minicurso Escrita Terapêutica. ACESSE AQUI!

Aqui Estão Três Tipos de Escrita Que Você Pode Tentar


Escrita livre – Escrever ou escrever em diário é simplesmente escrever o que está em sua mente. Está deixando tudo sair sem se censurar. De acordo com Sullivan, isso poderia ser: “Hoje acordei e encontrei a janela do carro quebrada e me perguntei se os caras dos substitutos de vidro saíam à noite e faziam isso. Enviei uma mensagem para Eli, que me ligou imediatamente para dizer 'isso é péssimo'. Eu amo-o."

Também poderia ser: “Eu odeio todo mundo. Por que diabos eu me preocupo em sair da cama? Porcaria. Porcaria. Porcaria. Porcaria. Porcaria. Porcaria."

Alguns dos clientes de Sullivan temem que, se tiverem pensamentos que não gostam (ou pensamentos que os assustam), eles devem ser "verdadeiros". Então eles tentam não pensar neles. No entanto, é muito mais útil “reconhecer e aceitar nossos pensamentos e sentimentos; paradoxalmente, isso geralmente os faz mudar para algo novo”, disse ela.

Caneta e Poesia – “A poesia é um medicamento natural; é como uma tintura homeopática derivada das coisas da própria vida - sua experiência”, escreve John Fox, em Medicina Poética: a arte de curar a produção de poemas.

Mas também pode ser intimidador. Aqui está um exercício do livro de Fox para facilitar a escrita de poesia:

·        Faça uma lista de imagens da sua infância. Escolha os que têm memórias positivas. "Trate-os como instantâneos que você pode ver depois de muitos anos", escreve Fox. Lembre-se das sensações que você experimentou - o que viu, cheirou, ouviu, sentiu e provou. "Absorva a imagem em seu corpo - sinta como se estivesse revivendo a imagem lembrada." Descreva sua experiência rapidamente.

·      Anote as emoções associadas a essas imagens, como "maravilha sobre fuga" ou "amor e tristeza pela mágoa de uma criatura".

·        Escreva um poema usando os detalhes que você coletou. “Mantenha contato com seus sentidos ao se concentrar em sua imagem; escute a voz da imagem; e depois expresse o sentimento extraído da sua imagem principal ". Mostre o sentimento em seu poema, em vez de rotulá-lo como feliz ou triste.

Sullivan sugeriu escrever sua poesia em um caderno muito pequeno, no ônibus ou trem. Ou escreva um e-mail para si mesmo, ela disse. Essencialmente, "divida a escrita em períodos curtos e leves de tempo".

Escreva uma carta. Sullivan sugeriu escrever uma carta curta para um ente querido. Imagine que essa pessoa escreveu para você e perguntou: "Como você está, realmente?" Outro exercício é "escrever para alguém com quem você tem 'negócios inacabados' sem enviá-los". O objetivo é que você obtenha uma compreensão mais clara de seus próprios pensamentos e sentimentos sobre a pessoa, disse ela.

O que torna a escrita terapêutica é dizer a verdade, disse Sullivan. E como Cameron escreve em: O Direito de Escrever: “Deveríamos escrever porque é da natureza humana escrever. A escrita reivindica o nosso mundo. Torna-o direta e especificamente nosso. Deveríamos escrever porque os seres humanos são seres espirituais e a escrita é uma forma poderosa de oração e meditação, conectando-nos a nossos próprios insights e a um nível mais alto e mais profundo de orientação interior... Deveríamos escrever porque escrever é bom para a alma... Devemos escrever, acima de tudo, porque somos escritores, quer nos chamemos de escritores ou não.

(Por Margarita Tartakovsky, MS)

Você Pode Curar Sua Vida - Saiba Mais



Exemplo de Escrita Terapêutica


Trecho do livro: O Diário de Anne Frank

Às vezes, penso que Deus está me pondo à prova; preciso tornar-me boa através de meus próprios esforços, sem exemplos nem bons conselhos. Assim, no futuro, serei mais forte. Quem, além de mim mesma, lerá estas cartas? Quem me confortará senão eu mesma? Preciso muito de conforto, frequentemente sinto-me fraca e descontente comigo. Minhas deficiências são grandes demais. Eu sei disso e a cada dia que passa procuro melhorar. A maneira como me tratam é variadíssima. Um dia Anne é tão sensata que permitem que saiba de tudo; no dia seguinte, ouço dizer que Anne não passa de uma cabritinha estouvada que não sabe nada e pensa que aprendeu grandes coisas lendo livros. Não sou mais nenhum bebê ou criancinha mimada, para que riam do que eu digo ou penso.

Tenho meus próprios pontos de vista, planos, e ideias, embora ainda não consiga expressá-los em palavras. Oh, quanta coisa ferve dentro de mim, enquanto fico deitada na cama, tendo de aturar gente que não suporto e que sempre interpreta mal minhas intenções. Eis por que, no final, acabo sempre voltando para este meu diário. Aqui começo e aqui termino, porque Kitty está sempre disposta a ouvir-me. Vou prometer-lhe que hei de perseverar, apesar de tudo, hei de encontrar meu próprio caminho e engolir minhas lágrimas. Só desejaria poder ver os resultados e também que, de vez em quando, uma pessoa que gostasse de mim me animasse e encorajasse.

Adquira uma cópia do livro acessando, AQUI!



Artigo Relacionado:

Comentários