Quando ele recebeu a bebida, Jesus disse: "Está consumado". Com isso, ele inclinou a cabeça e desistiu do espírito”. (João 19:30 NVI).
Imagine a seguinte cena:
O olhar no rosto de uma menina de seis anos ao ouvir o texto acima e as seguintes palavras saindo de sua boca com a voz mais triste: "Jesus morreu?". Enquanto as lágrimas correm em seu rostinho.
Isso pode ser o suficiente para lhe fazer querer rastejar até um buraco e chorar até dormir. No entanto, existem crianças que ficam chocadas, aterrorizadas, repelidas e totalmente perturbadas.
Enquanto as lágrimas escorrem, ela pergunta outra vez, com a voz mais baixa, mais triste e mais triste: "Jesus morreu?" Nesse ponto, você e toda a sua família começa a tentar explicar: "Mas ele ressuscitou!". Todos entram em cena. “Ele vive! Ele está conosco agora”. No entanto, não há nada que vocês possam fazer ou dizer para fazê-la se sentir melhor.
Aprendemos que explicar a Páscoa para as crianças pode ser um assunto delicado. Em sua mente de menininha, Jesus - seu pai amoroso - que ela aceitou em seu coração desde tenra idade, tinha acabado de morrer e ela está inconsolável.
A Páscoa é um feriado único para os cristãos porque carrega peso. Sabemos que, para que a pedra fosse rolada, Jesus teve que primeiro ser crucificado, torturado e deixado para morrer ao lado de ladrões. Este não é um tópico fácil para os adultos discutirem, então como explicar a Páscoa aos nossos filhos sem aterrorizá-los completamente? Como podemos descrever a gravidade do feriado sem horrorizá-los com os detalhes feios e dolorosos do sofrimento que Jesus sofreu? Ou devemos deixá-los sentir a dor e se juntar a eles onde estão?
Como pais, devemos pensar em nossas opções e tomar as melhores decisões para nossos filhos (afinal, sabemos que nem todas as crianças são iguais).
Creio que você imaginou a cena, e agora e hora de começar a repensar as maneiras pelas quais podemos compartilhar a história da Páscoa.
Talvez possamos...
1. Focar mensagem em torno da ressurreição. Lembrar de que Jesus sempre estará com ela, pode ser um pouco menos traumático para uma criança de coração terno. Talvez possamos dar um pouco mais de detalhes a cada ano, à medida que ela aprende e cresce na Palavra.
2. Iniciar a conversa uma ou duas semanas antes da celebração da Páscoa. Talvez possamos acompanhá-la todos os dias, e fazer ela estar pronta para celebrar a manhã de Páscoa.
3. Incorporar uma atividade ou livro infantil. O Kit Ministério Infantil tem vários projetos e recursos artísticos adequados à idade para ajudar as crianças a entender melhor a Páscoa. Outra ideia seria ajudar as crianças a interpretar Lucas 24.
Não é fácil ser pai (ou tio, ou avô, pense nisso...) quando se trata de explicar conceitos difíceis - especialmente quando é tão profundo quanto nosso Senhor e Salvador morrendo na cruz por nós (quero dizer, não há nada mais profundo do que isso, não é?) Então, que tal começarmos a pensar hoje sobre a melhor maneira de compartilhar a mensagem da Páscoa com nossos pequenos?
Compartilhe este artigo com um amigo, membro da sua família ou ente querido e comece a planejar hoje! Confira as Bíblias para crianças, para ajudá-lo a explicar o feriado e comece a preparar o coração do seu filho para a celebração que está prestes a começar. Afinal, você não quer estar em um buraco chorando até dormir, certo?
Indicação:
Comentários
Postar um comentário