No mês
passado começamos a falar sobre os Sacramentos. Mas, afinal, quantos são os
sacramentos?
Há
somente dois sacramentos. O Batismo e a ceia do Senhor.
A
Igreja Romana ensina que são sete: Batismo, Ceia do Senhor, Confirmação, Ordem,
Matrimônio, Penitência, incluindo Absolvição e Extrema Unção.
Veremos
a seguir o que diz o Breve Catecismo sobre o Batismo. Na pergunta 94 se faz o
seguinte questionamento: “Que é Batismo? O Batismo é um sacramento no qual o
lavar com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, significa e a
sela a nossa união com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da graça e a
promessa de pertencermos ao Senhor”.
O
Batismo pode ser realizado pelo modo de Imersão ou por Aspersão. O uso clássico
da palavra “Baptizo” muitas vezes expressa a ideia de imersão, mas nem sempre.
A
palavra é usada cerca de 90 vezes no Novo Testamento e tem, portanto, um
sentido próprio do Novo Testamento.
As
passagens a seguir mostram momentos em que se pode significar imergir: “Molhe
na água a ponta do seu dedo.” (Lucas 16:24); “E, molhando o bocado” (João
13.26); “Lavar os copos, e os jarros, os vasos de metal” (Marcos 7:4). –
Entretanto, a mesma passagem menciona mesas e camas, que evidentemente não
podiam ser imersas.
Existem passagens que são duvidosas
Como
essas a seguir: “Sendo Jesus batizado, saiu logo da água” (Mateus 3.16); “Desceram
ambas à água – saíram da água” (Atos 8:38,39).
As
preposições empregadas nesses textos são: “eis” e “ek”. Note-se que ambos
desceram e ambos saíram. Se isso prova imersão, temos então a imersão de ambos.
O mesmo podemos dizer do batismo de Jesus.
Vejamos
outras passagens duvidosas
“Eu,
em verdade, vos batizo com água... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com
fogo” (Mateus 3.11); “Sepultados com ele pelo batismo na morte” (Romanos 6.4); “Sepultados
com Ele no batismo” (Colossenses 2.12).
Passagens onde a imersão é muito improvável.
Batizados
quase três mil (Atos 2.41); Paulo levantou-se e foi batizado (Atos 9.17,18); O
carcereiro de Filipos (Atos 16.33); Cornélio e todos em sua casa (Atos
10.47,48); Moisés e Israel no mar (1 Coríntios 10.1,2).
As
purificações do Velho Testamento raramente eram por imersão, mas em geral por
aspersão, como no Propiciatório, nas vergas das portas, etc.
Já foram
encontrados batistérios dos dias primitivos, os quais são muito pequenos para o
batismo por imersão.
Quem deve receber batisado?
O
Catecismo, na pergunta 95 diz: “A quem deve ser administrado o batismo? O
Batismo não deve ser administrados àqueles que estão fora da Igreja visível,
enquanto não professam a sua fé em Cristo e obediência a ele; mas os filhos
daqueles que são membros da igreja visível devem ser batizados.”.
Portanto,
quem deve ser batizado são os adultos – os que professam fé e prometem
obediência, e os filhos dos crentes professos.
Surge
aqui uma pergunta: Devem ser estes membros da Igreja? Roma batiza a todos como
sendo necessário para a salvação.
Prova do batismo Infantil
Quando
lemos Gênesis 17.7-11, vemos que o concerto do Velho Testamento incluía os
infantis. Veja o concerto que deus fez com Abraão.
A
Igreja é uma e a mesma em todas as dispensações e se os infantis foram
incluídos no velho concerto devem sê-lo também no novo.
Não
podemos nos esquecer que casas inteiras foram batizadas: A casa de Lídia (Atos
16.15); O carcereiro de Filipos e todos os seus (Atos 16.33); Paulo batizou a
família de Estéfanas (1 Coríntios 1.16).
Assunto a ser levado em conta
Tertuliano
e Orígenes falam do batismo infantil como o uso prevalecente da Igreja e como
tendo sido praticado desde o princípio.
Como
as crianças necessitam e são capazes de receber os benefícios da redenção, podem
receber os sinais da mesma.
Os
concertos feitos pelos pais envolvem os seus filhos.
Eficácia do batismo
Na teoria
romanista – Ela é eficaz para a salvação. Uma condição sine qua non.(indispensável, essencial). Na teoria anglicana, o
batismo tem uma função de regeneração. Para os luteranos, o batismo só é eficaz
se não for resistido. Eles entendem que os infantes são incapazes de resistir e
o batismo é eficaz para eles, mas pode-se perder o seu efeito pela negligência,
pela descrença ou pela má-conduta na vida posterior. Já na teoria calvinista e
reformada, é sinal e zelo do concerto. Aqui a coisa importante é o concerto.
No
próximo mês estaremos abordando o tema da Santa Ceia, ou, Ceia do Senhor. Fique
atento para não perder.
Até
mais e que Deus lhe abençoe.
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