Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Pensando Sobre O Propósito Na Vida

Mês passado falamos sobre termos uma missão. Essa missão inclui seu ministério dentro da igreja, e sua missão fora dela. Hoje veremos porque é importante pertencer a uma igreja.

Entenda que estou falando de igreja, e não da Igreja. A igreja que estou falando são os vários templos espalhados por aí e que pregam a palavra de Deus. Com seus vários nomes e estilos e doutrinas diferentes. É o local aonde você vai para adorar a Deus. Já a Igreja é aquele grupo que foi limpo e remido pelo sangue de Jesus e que ama a Deus acima de Tudo e faz o possível para agrada-lo.

Mas, não são a mesma coisa? Alguém pode perguntar. Não, não são.


Mas não vou detalhar essa questão aqui. O que está em foco aqui é: Por que é importante se juntar a uma igreja local?

De forma resumida diremos que é porque isso prova que você está de fato comprometido com seus irmãos e irmãs espirituais. Que não está respondendo apenas de forma teórica.

A importância de se unir é que Deus quer que você ame pessoas reais, e não apenas ideias.

Não existe uma igreja perfeita, e você jamais encontrará uma. Mesmo que ela existisse, deixaria de ser perfeita no momento em que você entrasse nela. E o motivo disso é que Deus quer que você ame pessoas imperfeitas, pecadoras, assim como Ele faz.

Vida cristã significa mais do que apenas um compromisso com Cristo, ela inclui também ter compromisso com outros cristãos.

Você se torna cristão quando se compromete com Cristo, e se torna membro de uma igreja quando se compromete com um grupo específico de crentes.

Se comprometer com Cristo traz salvação. Se comprometer com a igreja traz a comunhão.

Em relação aos crentes em Macedônia, Paulo disse o seguinte sobre eles: “E não simplesmente fizeram o que esperávamos, mas primeiramente deram a si mesmos ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus.” (2 Coríntios 8,5 – Bíblia King James).

Aqueles crentes compreenderam o que é pertencer a uma igreja.


Leia também: 

Comentários