Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Circunstâncias Que Não Podemos Mudar

Na vida nem tudo acontece como planejamos. Podem acontecer coisas inesperadas que abalam nossa vida. Como por exemplo: A notícia de uma doença que nos faz sentir vontade de quase não sair de casa.

Mas apesar das circunstâncias, muita gente consegue recuperar o controle de sua vida.

Salomão em seu tempo já tinha conhecimento disso, ele escreveu: “Se te mostras vagaroso para ajudar teu próximo, pouca força terás no dia da angústia.” (Provérbios 24.10 - Bíblia King James).

Sabe o que isso nos ensina? Que nossa atitude é que faz a diferença.

Isso mesmo! As coisas que aconteceram, aconteceram. E mesmo Deus não irá mudar esse fato. Nossa atitude diante do fato é que fará a diferença.

Se você se deixar levar por um ponto de vista negativo, irá abrir mão do pouco controle que você ainda tem da situação, mas, se você olhar suas circunstâncias de maneira positiva, geralmente conseguirá retomar as rédeas de sua vida.

Compare com Eclesiastes 5.1-7

Veja esse exemplo:

Arthur Ashe, o lendário jogador de Wimbledon, estava morrendo de AIDS. Foi contaminado com sangue infectado durante uma cirurgia cardíaca em 1983.

Ele recebeu cartas de seus fãs, uma das quais perguntou: "Por que Deus teve que escolher você para por uma doença tão horrível?"

Arthur Ashe respondeu: Muitos anos atrás, cerca de 50 milhões de crianças começaram a jogar tênis, e uma delas era eu.

Cinco milhões realmente aprenderam a jogar tênis;

500 000 se tornaram Tenistas profissionais;

50 mil chegaram ao circuito;

5 Mil alcançaram Grandslam;

50 delas chegaram a Wimbledon;

4 delas chegaram à semifinal;

2 delas chegaram à final e uma delas era eu.

Quando eu estava comemorando a vitória com a taça na mão, nunca me ocorreu perguntar a Deus: “Porque eu?".

Então, agora que estou com dor, como posso perguntar a Deus, "Por que eu?".

A felicidade te mantém doce! Os julgamentos mantêm você forte! As dores te mantêm Humano! A falha mantém você humilde! O sucesso mantém você brilhante! Mas só a fé o mantém em pé.

Às vezes você não está satisfeito com sua vida, enquanto muitas pessoas neste mundo sonham em poder ter sua vida.

Uma criança em uma fazenda vê um avião que voa e sonha em voar, mas, o piloto desse avião voa sobre a fazenda e sonha em voltar para casa.

Assim é a vida! Aprecie a sua!

Se a riqueza é o segredo da felicidade, os ricos deveriam estar dançando nas ruas. Mas apenas crianças pobres fazem isso.

Se o poder garante segurança, os VIP’s deveriam andar sem guarda-costas.
Mas apenas aqueles que vivem humildemente, sonham em silêncio.

Se a beleza e a fama atraem relacionamentos ideais, celebridades deveriam ter os melhores casamentos.

Tenha confiança em você MESMO, mas tenha fé em DEUS! 

Viva humildemente. Caminhe humildemente e AME com o coração.



Leia também: