Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Graça – Soteriologia – E.T.

Qual seria a definição de Graça?

A palavra Graça significa favor.

Para nós, é a tendência natural que leva alguém a fazer alguma coisa. Para Deus, foi sua disposição bondosa para com o homem. Mas não apenas isso, pois a operação de santa influência divina no homem é chamada graça. Assim como o resultado dessa operação no coração e na vida do homem.

Falar sobre graça é falar das ações amorosas de Deus para com a criação e a favor da humanidade.

Graça é o transbordar generoso do amor de Deus-Pai por meio do Filho, Jesus Cristo.

E se olharmos com maior atenção, descobriremos que tudo que temos faz parte dessa graça recebida.


A Teologia costuma separar alguns tipos de graça, mas isso serve apenas para mostrar a amplitude, a grande dessa graça.


Por exemplo:

·        A Graça Comum – Diz respeito ao favor de Deus, que se estende  a todas as pessoas por meio do cuidado providencial, independente de reconhecerem e amarem a Deus. (Sol e chuva alcançam a todos, assim como o ar que respiramos).

·        Graça Preveniente – É a operação do Espírito sobre a mente, a qual precede e estimula seus esforços para voltar a Deus. Os wesleyanos referem-se a ela como sendo a capacitação dada por Deus, a todas as pessoas em todos os lugares, para que elas respondam favoravelmente ao evangelho, se assim desejarem. Os calvinistas encaram à encaram como o aspecto especial, por meio da qual Deus redime, santifica e glorifica o crente; assim ela só é concedida aos eleitos por Deus para a vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo.

·        Graça Suficiente – É a graça que basta para levar ao arrependimento e à fé.

·        Graça Eficaz – É o Espírito Santo influenciando de tal natureza que é certamente eficaz em produzir regeneração e conversão. Envolve a ideia de poder ativo. A pessoa crer e tem fé, e ao se achegar a Cristo, recebe a aplicação especial da graça para a salvação.

·        Graça Habitual – Se refere à habitação do Espírito nos crentes, ou antes, o efeito dessa contínua habitação. 

·        Graça Irresistível – Esta doutrina é encontrada na teologia Calvinista, segundo o qual o Espírito Santo opera no coração dos escolhidos (eleitos) por Deus, de maneira que não desejam resistir à Graça salvadora que lhes foi concedida.


   Existe, naturalmente, alguns que afirmam que não existe influência do Espírito sobre os corações dos homens, mas apenas a influência natural da verdade.

Lutero e seus auxiliares ensinavam que o poder do Espírito era inerente à Palavra e que Ele nunca opera sobre a mente a não ser por meio da Palavra.

(Vamos explicar: eles foram levados a esse ensino pelas pretensões de fanáticos, que diziam receber comunicações diretas de Deus independentes das escrituras.).

Na teologia reformada, é ensinado que a influência do Espírito Santo é distinta da influência natural da verdade: que o Espírito Santo também age com a verdade, preparando a mente para a verdade e tornando-a eficaz, e independente da verdade (a palavra), ou sem ela, onde, quando e como lhe aprouver.

No próximo mês falaremos um pouco mais sobre este assunto.

Até lá. 

Deus lhe abençoe.