Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Vocação, Ou Chamado – Soteriologia – E.T.

Olá. Este mês vamos falar de um assunto que dentro da Teologia é classificada como: Vocação.

A palavra vocação é um termo que deriva do latim: Vocare. E tem como significado: Chamar.

Normalmente é entendida como sendo a inclinação, uma tendência ou habilidade que leva alguém a exercer uma determinada carreira ou profissão. Sendo portanto um talento, ou aptidão natural, ou capacidade para executar algo.

Na religião é chamada de Vocação Religiosa. Que seria o chamado de Deus para que alguém viva para a prática religiosa, para louvar e servir a Deus e ao próximo.

É dizer que alguém estar disponível para se separar das coisas do mundo e que não são do agrado de Deus.

Dentro desse entendimento, essas pessoas seriam cristãos que querem dedicar sua vida a Deus e aos irmãos, e encontrar em Deus sua segurança, alegria e realização pessoal.

Ainda dentro desse entendimento, a vocação religiosa pode ser seguida tanto por homens como também por mulheres que ao se sentirem chamados por Deus, deixam tudo para se colocarem inteiramente a serviço dos mais necessitados.


No entanto, o Chamado (que nada tem a ver com o filme), ou Vocação, que estou mencionando, nada tem haver com essas duas visões mencionadas anteriormente.

O Chamado aqui tem um caráter geral, especial e eficaz. Pois se trata do ato pelo qual Deus estende ao ser humano seu convite para assumir um relacionamento salvífico.

É Deus no seu cuidado providencial para com a criação.

Isso significa dizer que o primeiro passo na obra do Espírito Santo é o chamado.

O apóstolo João escreveu em seu Evangelho: “Se alguém tem sede, venha e mim, e beba” (João 7.37). Mateus escreveu: “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). E novamente João: “O Espírito e a noiva diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22.17).

E entenda isso, este é um chamado universal, dirigido a todos indiscriminadamente. Jesus ordenou que o Evangelho fosse pregado a toda criatura, porque se trata da proclamação das condições em que Deus está disposto a salvar pecadores.


Este chamado está dirigido a todos através das Escrituras. O caminho da salvação não se torna conhecido através das obras da natureza, e nem pela providência. Nem pela intuição, ou pelas deduções da razão. Nem em geral pela revelação interna.

Mas o caminho da salvação se torna conhecido pela revelação das Escrituras. E quando a esta chamada, “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mateus 20.16; 22.14).

Ainda temos mais a falar sobre a Vocação. Mas, para que o texto não se prolongue deixaremos para o próximo mês.

Procure estudar e conhecer mais a Bíblia, para não ser enganado nesses que são os últimos dias.

Que Deus o abençoe.


Leia também: