Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Tipos de Vitaminas – Parte 1

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, podendo ser classificadas em vitaminas hidrossolúveis ou vitaminas lipossolúveis. Essa classificação é referente à solubilidade das vitaminas, é simples e fácil, acompanhe e saiba a diferença.



Vitaminas lipossolúveis:

São as vitaminas que se dissolvem em gordura, ou seja, depende da presença de boas fontes de gorduras (azeite extra virgem, óleo de coco) para serem absorvidas no intestino e posteriormente serem transportadas pela circulação linfática. A vitamina A, vitamina D e vitamina K podem ser armazenadas no fígado e a vitamina E, nos tecidos gordurosos. As vitaminas lipossolúveis se forem consumidas em excesso pode provocar intoxicação, isso ocorre justamente por serem vitaminas com capacidade de armazenamento.

As vitaminas lipossolúveis incluem a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. Conheça as funções e alimentos fonte de cada uma delas.

Vitamina A:

Importante para a saúde da nossa pele e visão, além de aumentar a resistência a infecções e acelerar a cicatrização de feridas. Encontramos vitamina A nos seguintes alimentos: fígado orgânico, gema de ovo, salmão e outros peixes de água fria, espinafre, cenoura, abóbora, mamão e laranja.


Vitamina D:

Responsável por fixar o cálcio e o fósforo em dentes e ossos, além de favorecer a imunidade. A vitamina D pode ser sintetizada pela pele, por meio da exposição solar ou ser obtida através dos seguintes alimentos: óleo de fígado de peixes, manteiga, gema de ovo e leite.

Vitamina E:

Possui potente ação antioxidante, aumenta a absorção de vitamina A, além de proteger as células do sangue (hemácias), ela é essencial para a implantação e para o desenvolvimento da placenta, além de impedir a agregação das plaquetas. Boas fontes de vitamina E são o gérmen de trigo, nozes, amendoim, carnes, óleo e gema de ovo.

Vitamina K: