Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Tipos de Vitaminas – Parte 1

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, podendo ser classificadas em vitaminas hidrossolúveis ou vitaminas lipossolúveis. Essa classificação é referente à solubilidade das vitaminas, é simples e fácil, acompanhe e saiba a diferença.



Vitaminas lipossolúveis:

São as vitaminas que se dissolvem em gordura, ou seja, depende da presença de boas fontes de gorduras (azeite extra virgem, óleo de coco) para serem absorvidas no intestino e posteriormente serem transportadas pela circulação linfática. A vitamina A, vitamina D e vitamina K podem ser armazenadas no fígado e a vitamina E, nos tecidos gordurosos. As vitaminas lipossolúveis se forem consumidas em excesso pode provocar intoxicação, isso ocorre justamente por serem vitaminas com capacidade de armazenamento.

As vitaminas lipossolúveis incluem a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. Conheça as funções e alimentos fonte de cada uma delas.

Vitamina A:

Importante para a saúde da nossa pele e visão, além de aumentar a resistência a infecções e acelerar a cicatrização de feridas. Encontramos vitamina A nos seguintes alimentos: fígado orgânico, gema de ovo, salmão e outros peixes de água fria, espinafre, cenoura, abóbora, mamão e laranja.


Vitamina D:

Responsável por fixar o cálcio e o fósforo em dentes e ossos, além de favorecer a imunidade. A vitamina D pode ser sintetizada pela pele, por meio da exposição solar ou ser obtida através dos seguintes alimentos: óleo de fígado de peixes, manteiga, gema de ovo e leite.

Vitamina E:

Possui potente ação antioxidante, aumenta a absorção de vitamina A, além de proteger as células do sangue (hemácias), ela é essencial para a implantação e para o desenvolvimento da placenta, além de impedir a agregação das plaquetas. Boas fontes de vitamina E são o gérmen de trigo, nozes, amendoim, carnes, óleo e gema de ovo.

Vitamina K: