Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Alegrem-se Por Ter Os Seus Nomes Escritos

A igreja parece está tão perdida, em relação a sua finalidade no mundo, quanto os discípulos estavam, ao voltarem após Jesus os enviar para a realização de algumas tarefas.

Há tanta preocupação em sentir arrepio, cair no chão, pular, se emocionar, criar sensacionalismos. A questão é que nada disso tem valor se não houver obras.

E as obras de nada importam, se a consciência não tiver certeza do motivo pelo qual elas estão sendo feitas: “Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lucas 10.20).


Se há obras, mas, não há fé, seu ativismo é uma coisa morta: "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2.26).

É bom levar mais a sério o que o próprio Jesus falou, sobre aqueles que curavam, expulsavam demônios e, no entanto ouviriam dele: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim” (Mateus 7.23).

Então o que realmente importa? 

O Novo Testamento deixa bem claro que é o amor. Pois tudo aquilo que chamamos de obra espiritual, e atividades para Deus, nada valem se não for por amor.