O que devemos levar em conta é que estas duas
naturezas se acham juntas na pessoa de Cristo. Na antiguidade, cria-se que a
Segunda Pessoa da Divindade, ou O Logos, excluía a alma humana de Jesus , ou
que tomava o seu lugar. Mas, isso não é verdade. Pois se assim fosse, não
haveria a Verdadeira humanidade em Jesus.
Em Jesus encontramos uma natureza humana
completa e uma natureza divina completa.
Portanto, as duas naturezas não estão
misturadas, nem confundidas de modo a formarem uma terceira natureza. Se assim
fosse, Cristo não seria verdadeiramente Deus, nem verdadeiramente homem.
Cada natureza retém seus atributos,
exatamente como acontece no homem, em quem o corpo e alma constituem uma só
pessoa com duas naturezas, retendo cada natureza seus atributos peculiares.
Resumindo: O corpo não participa dos
atributos da alma, nem a alma participa dos atributos do corpo.
A mente humana de Cristo cresceu em
sabedoria, mas a sua mente divina foi sempre onisciente. Sua vontade humana
tinha somente poder humano, mas sua vontade divina era onipotente.
A união das duas naturezas está completa –
corpo e alma – em uma só pessoa: Jesus Cristo. E elas constituem uma só pessoa
e não duas.
Isso O difere de qualquer outro líder
religioso.
Para exemplificar, dois textos que afirmam a
cerca da pessoa de Cristo, mas que se aplicam somente à natureza divina:
“Antes que Abraão existisse eu sou” (João
8.58).
“Glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo,
como aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jão 17.5).
Agora, coisas afirmadas a cerca da pessoa de
Cristo, mas que se refere somente à natureza humana:
“Tenho sede” (João 19.28).
“A minha alma está cheia de tristeza até a
morte” (Mateus 26.38).
“Mataste o Príncipe da vida” (Atos 3.15).
Dentre os atos de Cristo, alguns são
puramente humanos como: comer, beber, dormir. Alguns são puramente divinos,
como: a criação, a preservação, e a ressurreição.
Então alguém poderá querer saber: Qual das
duas naturezas está assentada a direita do Pai?
A resposta para essa pergunta está no que a teologia
chama de Teantrópicos. É quando as duas naturezas concorram juntas. Como na
revelação e a redenção: Deus falou-nos pelo Filho; Deus reuniu-nos pelo Filho;
Ele se sentou à mão direita do Pai.
As duas naturezas são consideradas, em Jesus,
uma só pessoa.
No próximo mês, continuaremos tratando da
Soteriologia. Com mais informações para vocês.
Sugiro que leiam a Bíblia, para aprender mais
sobre Cristo. E que façam um curso de Bacharel em Teologia, ou Doutorado em Teologia, para aprimorar o seu ministério. Paulo sugeriu a Timóteo: “Procura
apresentar-te a Deus aprovado” (2 Timóteo 2.15).
Deus o abençoe.