Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Você Não É O Único

Todos passamos por tempos de tristeza. Eles surgirão queiramos ou não. Mas Deus está conosco para nos consolar. Muitas coisas podem nos causar tristeza, mas a tristeza não dura para sempre. Deus vai restaurar a alegria.

Este é o sentido das palavras do apóstolo Paulo aos escrever aos crentes de Corinto: “pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (2 Coríntios 4.17).

O seu caso pode ser comparado a muitos outros. Isso significa que você não é a única pessoa a passar por isso. Na verdade, é inevitável que a tristeza lhe alcance. E isso por causa de duas coisas:

Primeiro, a desumanidade do homem para com o homem; Segundo, por vivermos em um mundo imperfeito.

Aceite o fato de que você é uma pessoa incompleta, que vive num mundo incompleto. Por isso fatalmente teremos aborrecimentos e tristezas.

O segredo não é quando esses aborrecimentos aparecerão, pois eles aparecerão cedo ou tarde. A questão é: que efeito eles produzirão em nós? Eles poderão nos fortalecer ou nos abater. Tudo dependerá de nossa atitude pessoal.


Mesmo nos tempos de tristeza, podemos louvar a Deus. Ele nos dá força para continuar quando estamos tristes. Como diz o salmista: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126.5-6).

Deus está no controle em todos os momentos e podemos confiar que ele vai mudar a situação. A alegria de Deus é mais poderosa que toda a tristeza que passamos! “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.” (Salmos 28.7). 

Para finalizar, estas são as palavras de Jesus para quem estava triste, chorando, e sem grandes expectativas. Se este é o seu caso, estas palavras também servem para você: "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” (João 14.1).


                 DÊ UMA BÍBLIA A QUEM VOCÊ AMA!



Após o Reconexões, você terá acesso ao curso Jesus, a Chave Hermenêutica, que nos ensina como interpretar a vida e a Bíblia a partir de Jesus!