Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Não Viva Falando de Suas Tristezas

Alguém disse em certa ocasião que a definição de uma pessoa maçante é: “aquela pessoa que fala do reumatismo dela enquanto você quer falar do seu”.

Certamente que você pode falar de suas tristezas e aflições com um amigo. Isso é compreensivo. Muitas vezes trazer a tona nossas amarguras ajuda a aliviar a dor.

A questão é: não divulgue a todos a sua tristeza.


Não se deve compartilhar suas tristezas com todas as pessoas que você encontrar. Isso só ajudará a fazer crescer ainda mais o seus males. Além fazer com que as pessoas ao lembrarem de você, relacione-o com a tristeza.

Como por exemplo: Alguém que sempre fala para todo mundo sobre a sua dor na costa. Essa dor na costa vai dominar o seu horizonte e o dos demais. Assim quando alguém se lembrar dele, sempre o associará a dor na costa.

Por isso: “...tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8).


                     DÊ UMA BÍBLIA A QUEM VOCÊ AMA!