Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Tu Queres Ser Curado?

Você quer ser curado?

Embora pareça uma pergunta óbvia ela não é. A maioria de nós de fato não deseja ser curado. Nós queremos é pretexto para não ser curados.

Ao lermos o Evangelho de João, capitulo cinco, encontramos Jesus em Betesda. Ele encontra um que homem havia sofrido da sua enfermidade durante 38 anos quando Jesus parou e perguntou se queria ser curado (João 5.1-6). Parece uma pergunta idiota.

A questão é que existe muita gente que de fato não quer ser curada. Elas estão pressas ao seu sistema psicológico de sentir, de entender e de viver a vida.


Às vezes elas veem a sua situação como um meio de se conseguir atenção, carinho, ou algum benefício financeiro. A cura para elas seria o fim disso tudo. Seria o fim de seu conforto.

Portanto, a pergunta de Jesus tem sentido, uma vez que todo pecador tem um futuro e todo santo tem um passado.

Vivemos uma época do sentimentalismo espiritual. Onde o crente que prospera materialmente é o que recebe bênçãos de Deus. Onde as pessoas que são cheias do Espírito Santo são aquelas que agem de formas esquisitas dentro dos templos. Consideram-se maduras espiritualmente. Mas a maturidade não se mede por quão alto você ergue as mãos ao sentir Deus, mas quão firme você o obedece quando não o sente.

Rick Warren diz em seu livro: “Jamais concentre seus esforços para adquirir coroas temporárias”.


Leia também: