Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Seres Dirigidos Pela Culpa

Logo no início da Bíblia, há um relato surpreendente. O primeiro homem a nascer neste mundo mata o segundo, e esse era o seu próprio irmão.

Esse pecado de Caim fez com que ele caísse da presença de Deus. E Deus lhe disse: “Você será um fugitivo errante pelo mundo” (Genesis 4. 12).

Essa cena, infelizmente, descreve a direção de muitas vidas. Vidas que perambulam pelo mundo, sem direção. Essas pessoas passam sua vida inteira fugindo do remorso, e procurando ocultar a sua culpa.

Vidas que são manipuladas por suas lembranças, a culpa as dirige, permitem que seu passado controle o seu futuro. Vidas que frequentemente culpam a si mesmos.


Todos nós somos produto do nosso passado, mas não temos que permanecer prisioneiros dele.

Pensando em Caim, percebo como é triste que no rebanho de Deus, as maiores feridas venham das outras ovelhas, e não de lobos. Como diz Rick Warren: “Você jamais chegará à maturidade espiritual apenas comparecendo aos cultos como um espectador passivo”.

Mas da mesma forma que Deus protegeu Caim, a graça de Deus é inexplicável, colocando uma marca em sua testa para que ninguém o matasse (Genesis 4. 15), Ele pode fazer o mesmo por você. A especialidade de Deus é dar às pessoas um novo começo. É por isso que o salmista diz: “Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos” (Salmos 32. 1).


Leia também: